Quem criou o tabuleiro Ouija, comprado por Silvio Santos antes de morrer | Redes sociais
O apresentador Silvio Santos, falecido no último sábado (17/8), fazia compras online e, segundo o seu neto, Tiago Abravanel, teria comprado um tabuleiro Ouija. A informação, revelada em entrevista ao “Fantástico” no domingo (18/8), chamou a atenção da internet e virou um dos assuntos mais comentados nesta segunda-feira (19/8).
O tabuleiro Ouija já apareceu em muitas séries e filmes como um meio de contatar pessoas que já morreram. Ele é um tabuleiro plano, de madeira, com letras, palavras e números esculpidos, por onde os usuários acreditam receber mensagens de quem já se foi utilizando um copo ou uma ponteira para criar frases.
Quem criou o tabuleiro Ouija
A invenção do tabuleiro data de mais de um século, nos Estados Unidos. No fim do século 19, o país passava por um momento de alta popularidade da religião espiritualista, que acredita que existe vida após a morte e que é possível se comunicar com as pessoas que desencarnaram.
Instrumentos passaram a ser criados para possibilitar esse contato. Elijah Bond entrou com o primeiro pedido de patente para o tabuleiro em maio de 1890, nos Estados Unidos, que foi deferido em fevereiro de 1891. Ele vendeu o direito de distribuição da ferramenta para a empresa Kennard Novelty.
William Fuld, empresário que é creditado como o pai do tabuleiro Ouija, era um funcionário da Kennard Novelty enquanto isso acontecia. Em 1892, Fuld assumiu como supervisor do negócio e mudou o nome da companhia para The Ouija Novelty, quando também entrou com um pedido de patente pelo tabuleiro. A empresa cresceu a produção para atender a demanda crescente pelo item.
Apesar de nunca ter afirmado que foi o inventor do tabuleiro, ele divulgava seus outros produtos fazendo referência à Ouija, e foi divulgado massivamente pela mídia da época como criador do tabuleiro.
Com o passar do tempo, o tabuleiro Ouija perdeu o status de instrumento religioso e passou a ser conectado com o ocultismo e histórias de possessão. Não existem evidências científicas de que os espíritos existem e que possam ser contatados por humanos.
Atualmente, de acordo com a agência reguladora de registros e patentes dos Estados Unidos, a marca Ouija é de propriedade da Hasbro, fabricante norte-americana de brinquedos e jogos por trás do Monopoly, jogo de tabuleiro que ficou conhecido no Brasil pela versão Banco Imobiliário. A empresa fabrica o Ouija, inclusive em edições especiais, como uma inspirada no seriado “Stranger Things”, em parceria com a Netflix.
Não existe uma regulamentação sobre o uso do tabuleiro no Brasil, mas alguns vendedores alertam que apenas maiores de 18 anos devem utilizá-lo.
É possível encontrar tabuleiros Ouija sendo vendidos em marketplaces, como Mercado Livre, onde a versão simples, de MDF, é vendida de R$ 31 a R$ 79. Na Shopee, outros formatos são vendidos por R$ 55, em média.
Já em sites voltados para praticantes da religião Wicca, os preços do tabuleiro são mais altos: na Loja Wicca, os itens custam de R$ 120 a R$ 250.