Donos de restaurante com estrela Michelin relatam chantagem de R$ 14,3 mil para evitar avaliação negativa
Dupla de empreendedores ignorou as exigências inicialmente e passou a receber críticas negativas no Google e no TripAdvisor Chefs de um renomado restaurante relataram ser vítimas de um golpe, no qual indivíduos estariam ameaçando bombardear o estabelecimento com avaliações de uma estrela caso não recebam dinheiro. Andy Sheridan e Sam Morgan administram vários restaurantes na Inglaterra, e estão se preparando para abrir um no País de Gales, também no Reino Unido.
Os golpistas teriam feito a ameaça por meio do serviço de reservas do WhatsApp, exigindo o pagamento de £ 2 mil (cerca de R$ 14,3 mil), segundo a BBC. Inicialmente, a dupla ignorou as exigências — até que notou críticas aos seus negócios surgindo no Google e no TripAdvisor.
O restaurante 8 by Andy Sheridan, que possui 8 estrelas Michelin, recebeu uma avaliação negativa a respeito de uma seleção de vinhos e os preços pagos. “A cartela de vinhos é muito pobre e totalmente cara. Nosso chef Jake foi fantástico, mas… como alguém pode justificar 90 libras por Prosecco”, dizia um comentário, segundo o Daily Mail.
Sheridan e Morgan, porém, alegam que o local não serve prosecco e que eles nunca contrataram um chef chamado Jake.
“Somos uma pequena empresa independente. Sim, temos seis ou sete restaurantes. Mas, na verdade, somos apenas dois rapazes que se esforçam para ganhar a vida. Não somos uma organização multimilionária, não somos não temos os recursos para lidar com essas coisas”, diz Morgan.
O empreendedor relata que começou a “jogar junto” com os indivíduos que estavam fazendo a chantagem, e chegou a negociar qual seria a plataforma de pagamento. O golpista teria ficado frustrado e aumentado o valor para £ 2,5 mil (R$ 18 mil).
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“Como posso saber, mesmo que pagássemos essa quantia em dinheiro, que isso vai parar? A verdade é que não vai parar, ele vai voltar uma semana depois e dizer ‘pague mais £ 2,5 mil ou eu vou postar online que você me pagou anteriormente’ e isso vai continuar”, afirma Morgan. As críticas negativas surgiram cinco dias após o fim do contato, primeiramente no Google e em seguida no TripAdvisor.
Morgan pensa que seu caso não é isolado. “A menos que falemos sobre isso, outras pessoas enterrarão a cabeça na areia e os seus negócios serão destruídos. O público dá muito crédito às plataformas de avaliação online e temos essas pessoas tentando destruir empresas que operam com base no emprego”, afirma.
Os empresários denunciaram o golpe ao Google, Action Fraud e TripAdvisor. Procurado, um porta-voz do Google disse: “Nossas políticas afirmam claramente que as avaliações devem ser baseadas em experiências e informações reais. “Analisamos este caso e estamos removendo o conteúdo que viola a política.”
Segundo o Daily Mail, o porta-voz do Tripadvisor respondeu que “esse tipo de atividade viola as diretrizes do Tripadvisor e é ilegal em muitos locais”. “Com relação a este incidente, embora os processos de relatórios padrão do Tripadvisor não tenham sido adotados inicialmente pela empresa, nossa equipe de confiança e segurança entrou em contato com o proprietário e a avaliação em questão não está mais publicada em sua página.”
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