Criamigos mantém plano e inaugura hotel temático em Gramado; franquias venderão pacotes
Rede de franquias abriu as portas do complexo hoteleiro no último dia 11 de julho, com metade das expectativas, mas demanda surpreendeu Quase dois anos após o anúncio feito em primeira mão a PEGN, o complexo hoteleiro Mundo Criamigos abriu as portas no último dia 11 de julho em Gramado, no Rio Grande do Sul. A empreitada, que tem valuation estimado de R$ 100 milhões, é uma extensão da experiência da rede de franquias Criamigos, de ursos de pelúcia personalizados, fundada pelas empreendedoras Natiele Krassmann e Veronicah Sella.
As duas decidiram manter a inauguração prevista, mesmo em meio à crise enfrentada pelo estado. “Foi muita resiliência e de entender que trazer uma experiência familiar para um cenário com um emocional tão afetado no Rio Grande do Sul poderia ser uma oportunidade de oferecer um acolhimento”, observa Krassmann. O hotel inaugurou com cerca de 100 funcionários, sendo 63 só na parte hoteleira.
O plano de negócios precisou ser adaptado para encarar a nova realidade do estado, e as empreendedoras baixaram as perspectivas para uma ocupação média de 50% nos primeiros meses. Entretanto, as reservas de julho já estão na casa dos 70% — sobretudo com clientes da própria região Sul, que conseguem acessar a região mais facilmente por transporte rodoviário. “Temos campanhas de incentivo até outubro para que pessoas da região possam conhecer o empreendimento e se hospedar com suas famílias”, explica Sella.
Parte dos primeiros hóspedes são clientes já cadastrados na base das 72 lojas, entre próprias e franquias, que a Criamigos tem em 23 estados brasileiros mais o Distrito Federal. “Outra parte vem porque conheceu pelas redes sociais, temos muitos espaços instagramáveis, que acabam chamando a atenção”, diz Sella.
Fachada do Mundo Criamigos: hotel abriu as portas em 11 de julho em Gramado
Divulgação
Mesmo mantendo a inauguração, Krassmann e Sella precisaram fasear o projeto: neste primeiro momento, as 32 suítes e a gastronomia estão operando. O restaurante oferece experiências com personagens da série animada criada pela marca, disponibilizada no YouTube, a exemplo do que é feito em restaurantes da Disney, e pode ser reservado por não hóspedes. A inauguração da parte de entretenimento e confeitaria está marcada para 10 de novembro – e até lá, mais 120 vagas de emprego devem ser anunciadas.
O hotel tem como foco a criança, e todos os ambientes são pensados para que os pequenos se entretenham, incluindo camas em formato de naves espaciais – embora também haja espaço para os adultos. “Dizemos que é para as crianças pequenas e grandes”, diz Sella. O hotel ainda oferece monitoria para crianças a partir de cinco anos das 9h às 22h.
Leia também
Franqueados serão monetizados com hotel
As franquias devem fazer parte mais ativa do negócio nos próximos meses: a ideia é que os franqueados possam vender pacotes de hospedagem e que sejam remunerados por isso. Os detalhes serão informados aos empreendedores na convenção da marca em agosto, marcada para acontecer no próprio Mundo Criamigos.
As crianças, que são o foco do hotel, devem receber passaportes ao adquirir um ursinho nas lojas, convidando-as para continuar a experiência no hotel. “Na oficina de diversão [uma das atrações da parte de entretenimento] teremos cadeirinhas para a criança acomodar o ursinho e também teremos caminhas especiais para ele nos quartos”, explica Sellah.
Restaurante do Mundo Criamigos pode receber reservas de não hóspedes
Divulgação
O foco das empreendedoras está na retomada do turismo na região, que deve ser ancorada em um dos principais eventos do ano em Gramado, o Natal Luz, que começa no próximo dia 24 de outubro. Também está previsto que o aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, já esteja normalizado na ocasião, o que pode contribuir para a chegada de turistas de outros estados.
“Gramado cresceu muito depois da pandemia, teve um efeito rebote muito grande”, observa Sella. “Acreditamos que quando abrir o aeroporto o turismo voltará com tudo”.
Expansão e reconstrução
Mesmo com o foco no hotel, a rede de lojas deve chegar a 80 unidades neste ano. De acordo com as empreendedoras, a marca tem conseguido manter elevação no faturamento e projeta fechar 2024 com uma receita de R$ 150 milhões. “Começamos a interiorizar, fomos para Santa Maria (RS), Ponta Grossa (PR), Rio Verde (GO) e outras cidades e estamos vendo muito potencial”, comenta Sella.
As unidades da marca no Rio Grande do Sul também já têm conseguido se reerguer. “Gramado foi muito impactado, por causa do aeroporto, mas nas outras cidades [a operação] se manteve e em Porto Alegre o faturamento até já cresceu”, afirma Krassmann.
Paralelamente a isso, a marca tem visitado abrigos para levar brinquedos para crianças de famílias que perderam tudo nas enchentes. “A última que fomos foi em Montenegro, levamos 150 ursos. E não levamos o produto pronto, a criança personaliza. É um momento bem especial para a marca”, observa.
Veja mais imagens do Mundo Criamigos:
Mundo Criamigos: complexo hoteleiro abriu as portas em 11 de julho
Divulgação
Parte dos quartos do Mundo Criamigos são temáticos, pensados para crianças
Divulgação
Quarto do Mundo Criamigos
Divulgação
Quarto do Mundo Criamigos
Divulgação
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!
Source link