Como garantir mais credibilidade para sua OSC

Este conteúdo foi produzido por
Instituto GRPCOM

As Organizações da Sociedade Civil (OSC) desempenham um papel fundamental na promoção do bem-estar social e no desenvolvimento das comunidades. No entanto, os conteúdos enganosos que circulam pelo universo digital, aplicando todo tipo de golpe, deixaram o público cada vez mais desconfiado de iniciativas como eventos, doações e ações beneficentes. 

Diante desse cenário, ter um bom relacionamento com veículos de comunicação oficiais sérios, como redes de TV, rádio e jornais, faz toda a diferença. A divulgação nesses veículos ajuda a alcançar um público mais amplo, reforça a imagem positiva e ética da organização e dá mais confiabilidade às suas ações, pois o público associa o nome da OSC a um veículo sério, conhecido e respeitado. Por outro lado, as OSC podem fornecer dados sobre o Terceiro Setor, munindo os veículos com informações sobre o cenário social. Mas como construir essa relação?

Honestidade e colaboração são essenciais

Em primeiro lugar, é essencial investir em transparência e honestidade. Ao compartilhar informações precisas, atualizadas e verificáveis sobre suas atividades, projetos e resultados, as OSC constroem uma base sólida de confiança. Além disso, é importante manter um diálogo aberto e transparente com os jornalistas, oferecendo-se para fornecer entrevistas, convidando-os para eventos, criando assim um relacionamento de parceria. 

Conheça as características da mídia

As organizações também devem se esforçar para compreender as necessidades e os interesses dos veículos de mídia com os quais desejam estabelecer uma relação. Isso implica em pesquisar sobre os tipos de cobertura que cada veículo realiza, os temas de interesse, os jornalistas responsáveis pelas áreas relevantes e o estilo editorial adotado. Ao adaptar suas mensagens e abordagens de acordo com esses aspectos, aumentam suas chances de obter uma cobertura mais ampla e positiva. Manter-se atualizado sobre as tendências e os debates relevantes em sua área de atuação também é essencial para fornecer informações de interesse jornalístico e estabelecer-se como uma fonte confiável e relevante para os veículos de mídia.

Participe de projetos ligados à mídia



Uma ótima forma de começar, é participando de projetos que promovem essa aproximação, como o Programa Impulso, que tem como objetivo, o fortalecimento das OSC, através de produtos e serviços gratuitos nas áreas de comunicação e gestão.

Por ser de um Grupo de Comunicação, o grande diferencial do Programa Impulso é justamente a visibilidade nos veículos que compõe o GRPCOM: a RPC, afiliada Globo no Paraná, a Gazeta do Povo, 3º jornal mais lido do Brasil, e as Rádios, 98FM e Mundo Livre FM.   



Todas as OSC parceiras do Programa Impulso podem solicitar publicidade gratuita nestes veículos, além de outras formas de divulgação exclusivas do Programa, como Revista, redes sociais, programetes e blogs.

Para saber mais acesse
https://programaimpulso.org.br/.  Realize seu cadastro gratuitamente e tenha acesso imediato aos benefícios do Programa! 

E não deixe de seguir o Instituto GRPCOM nas redes sociais: @institutogrpcom no
Instagram,
Facebook e
YouTube.



Source link