42% dos clientes pesquisam online enquanto visitam lojas físicas, mostra pesquisa | Negócios
Que o consumidor é exigente e que é preciso inovar para se destacar, todos os empreendedores já sabem. Entretanto, cada vez mais o varejo omnichannel vem ganhando destaque como uma forte estratégia de vendas. Principalmente porque, hoje, antes de finalizar uma compra, o consumidor não leva em consideração somente um canal. Muitos, inclusive, pesquisam online enquanto estão na loja física. Pelo menos, é o que aponta um novo relatório da Kantar, encomendado pela Meta.
De acordo com a pesquisa, 42% pesquisam em smartphones enquanto estão dentro da loja. Ainda, 45% dos brasileiros pesquisam online e compram em loja física e 53% fazem o movimento inverso. Hoje o consumidor omnichannel compra com 70% maior frequência e gasta 34% mais em comparação a 2022.
Mas a loja física ainda tem um papel muito importante para o cliente. De acordo com a Meta, entre os 2.535 consumidores brasileiros entrevistados:
- 73% afirmam que gostam de visitar lojas físicas;
- 64% acreditam que ir à loja física é uma forma de experimentar a marca;
- 53% pesquisam em lojas físicas antes de fazer uma compra online;
- 42% pesquisam nos seus smartphones enquanto estão dentro da loja.
Mas, tudo isso, sem deixar a conveniência de lado. O relatório aponta que 80% dos consumidores brasileiros consideram a conveniência um critério importante na hora da tomada de decisão de onde comprar, sendo mais propenso a ser leal a marcas que oferecem personalização e uma experiência omnichannel eficaz.
Personalização em anúncios, inclusive, onde empresas brasileiras ainda têm um caminho a trilhar, disse Conrado Leister, diretor geral da Meta no Brasil, durante o Meta Performance Summit, evento que aconteceu em São Paulo nesta quarta-feira (21/8).
Enquanto no mercado internacional as empresas investem 72% da verba em marketing digital, no Brasil, esse número fica em 56%. Ou seja, “para se destacar, as companhias precisam ter três principais ingredientes: uma infraestrutura de dados robusta e integrada, personalização com IA e integração no omnichannel”, acrescenta Leister.