Família que começou vendendo massa de pão de queijo em balde hoje fatura R$ 17 milhões com opções congeladas
A Massa X está sob o comando da segunda geração da família Tung. Por mês, a empresa produz cerca de 200 toneladas de pão de queijo e outros salgados Ovo, polvilho doce, leite, queijo, óleo, água e sal. Esta é a receita tradicional do pão de queijo, produto que, além de cair nas graças de brasileiros e estrangeiros, é responsável por movimentar uma produção de cerca de 892,5 mil toneladas por ano no Brasil, segundo a última pesquisa industrial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2020.
Há quase 30 anos no mercado, a Massa X é uma das empresas que aproveita o sucesso do segmento. Hoje consolidado pela venda de produtos congelados e sob a gestão da segunda geração da família, o negócio foi criado a partir de uma oportunidade que Tung Yun Wu, mais conhecido como Sr. Tung, hoje com 70 anos, recebeu em 1995.
De acordo com ele, tudo começou quando trabalhava na granja da família, em Suzano (SP), e um dos clientes do negócio, uma fábrica de pão de queijo, faliu e fechou a empresa. Na época, um vendedor da empresa falida sugeriu que o empreendedor começasse a produzir o produto. “Se você analisar a receita do pão de queijo, um dos ingredientes que mais se usa é o ovo, que tínhamos de sobra, naquela época. Era uma saída que manteria a granja de pé e ainda abriria novas oportunidades para nós. Foi uma mudança de rota que seguimos até hoje”, conta Diego Tung, filho do Sr. Tung e atual CEO da Massa X.
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Assim, em 1995, nascia o Pão de Queijo Massa X, com investimento inicial de R$ 30 mil. O capital foi utilizado para montar uma pequena fábrica de 100 m², que consistia em uma casa de produção com freezer de resfriamento. Na época, a empresa comercializava a massa do pão de queijo em baldes, para estabelecimentos como padarias e mercearias. Eram entregues cerca de 3,5 toneladas por mês.
Cerca de dois anos após o início do negócio, Sr. Tung notou uma dor de seus clientes e decidiu inovar. “Muitos estabelecimentos demonstravam que precisavam de mais controle, já que por meio de ‘colheradas’ cada um fazia uma quantidade diferente de pães de queijo, com diferentes tamanhos. Até então, não existiam as vendas de produtos congelados e fracionados como hoje, mas decidimos começar a vender. E deu certo”, lembra Sr. Tung.
Com o objetivo de crescer a partir de uma escuta ativa das demandas da clientela, a empresa incorporou novos produtos no portfólio a partir de 1998. Assim, além do pão de queijo, a Massa X passou a comercializar outros salgados congelados, como coxinhas, croissants e empadas. De acordo com o empreendedor, a proposta não apenas aumentou as vendas totais, como fez crescer a procura pelo próprio pão de queijo, que mais que dobrou de produção, chegando a oito toneladas por mês.
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Sucessão familiar e expansão do negócio
Além das vendas diretas para estabelecimentos, a partir de 2008, a empresa passou a atuar também com o modelo de white label, ou seja, com a produção para outras marcas. De olho no potencial de fabricação da empresa, os filhos de Sr. Tung, Diego, 34 anos, e Giovana Tung, 29, que assumiram o negócio 2020, fundaram uma segunda empresa no ano passado, a Klok.
Com foco no varejo e venda em supermercados, a Klok também oferece de pães de queijo a salgadinhos congelados. Os produtos têm foco na praticidade e no preparo em fritadeiras elétricas, o que, para os irmãos, é uma das principais oportunidades de mercado atualmente. “Começamos a estudar essa possibilidade em 2019. De lá para cá, entendemos que poderíamos usar a expertise e a infraestrutura que tínhamos para tocar um negócio separado e manter os focos diferentes”, aponta Giovana, diretora comercial e de marketing da Massa X.
Atualmente, a fábrica da Massa X ocupa a área da antiga granja da família, de aproximadamente 3 mil m², e tem mais de 70 funcionários. Mensalmente, a empresa vende cerca de 200 toneladas de pão de queijo e salgados congelados para mais de 1,4 mil clientes, incluindo a Klok e grandes empresas do setor, como a rede de supermercados Dia. Do total produzido, cerca de 60% são referentes apenas aos pães de queijo, e outros 40% aos demais salgados. Em 2023, a empresa faturou aproximadamente R$ 17 milhões e, para 2024, a expectativa é alcançar um crescimento de 20% no valor.
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