Livraria em reforma, que será inaugurada em SP, viraliza com faixa: 'Ufa! Não é outro Oxxo'


Fundadores da Livraria Bandolim contam que o banner surgiu como uma brincadeira. Rede diz que vem ganhando destaque em memes envolvendo a pronúncia de seu nome e a rápida expansão da marca A Livraria Bandolim, na cidade de São Paulo, ainda não abriu oficialmente as portas — mas já chamou a atenção do público nas redes sociais. Enquanto está na fase de obras, o estabelecimento colocou uma faixa em frente à fachada para avisar os transeuntes de que ali é a sede de uma livraria. O banner também tinha um comentário: “Ufa! Não é outro Oxxo”.
Um usuário fez uma publicação no X, nesta quarta-feira (14/8), com a imagem do empreendimento e a legenda: “Agora em SP, quando você abrir algo em uma esquina, você avisa que não é um Oxxo”. O post teve mais de 900 mil visualizações e mais de 15 mil curtidas.
Em entrevista a PEGN, os fundadores Ana Maria Pupo, 52 anos, e Ronen Altman, 56, contam que a faixa surgiu como uma brincadeira. “Recebemos respostas positivas, de pessoas que acham legal a iniciativa. Acredito que essa sensação de ver tantas unidades da Oxxo é comum”, afirma Pupo.
A assessoria de imprensa da rede Oxxo disse em nota que, desde sua chegada ao Brasil, em 2020, a marca “vem ganhando destaque em memes envolvendo a pronúncia de seu nome e a rápida expansão”. Atualmente, a empresa tem mais de 500 lojas e está presente em 17 cidades do estado de São Paulo. A Oxxo completa dizendo que costuma usar nas redes sociais um “tom leve e engajador, utilizando o humor como parte de nossa identidade, e acolhemos com bom humor os comentários dos clientes”.
Initial plugin text
Realização de um sonho
Ter uma livraria sempre foi o sonho de Altman, que é musíco e toca bandolim. Ele e Pupo são amigos de infância e conversaram em 2019 sobre abrir um negócio. “Logo depois, a pandemia foi decretada e não seguimos com a conversa”, afirma Pupo. Em novembro de 2023, Altman comentou que ainda tinha esse sonho, e os dois decidiram colocar o plano em prática. No mês seguinte, já encontraram um espaço e iniciaram a reforma.
A ideia é que a livraria tenha a maior parte de sua coleção focada em livros de música — incluindo biografias, romances e histórias em que a música seja o foco. “É uma livraria para amantes de música, mas não apenas para as técnicas. É para todos”, diz Pupo.
Saiba mais
O estabelecimento também será sede de eventos musicais. “A ideia é sempre ter pessoas tocando. Quando eu não estiver vendendo, estarei tocando”, brinca Altman.
A previsão é inaugurar a livraria até o início de setembro. Em paralelo, os empreendedores também criaram uma versão itinerante da livraria, adaptada em uma kombi, para vender livros infantis. O veículo também está em reforma.
Altman está otimista, apesar de receber comentários que questionam o potencial do empreendimento. “Sempre nos perguntam se terá uma cafeteria e nos elogiam por nossa coragem de abrir um negócio de livros. Não gostamos de nos chamar de corajosos. Entendemos que livros são uma necessidade e um prazer, e o lugar para folhear o livro não deixará de existir.”
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar

Source link