Mercado de exportação é alternativa viável para micro e pequenas empresas | ApexBrasil
Muitos micro e pequenos empresários sonham em expandir os seus negócios para fora do país. O desejo, entretanto, é abafado por acreditarem que o mercado de exportação é apenas voltado para as grandes companhias. Mas a realidade não é essa: mesmo micro e pequenas empresas têm capacidade para exportar, se tiverem a orientação necessária.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) é uma das principais aliadas desse segmento. A entidade trabalha apoiando empresas de todos os portes, mas destaca que dedica uma atenção especial às micro e pequenas empresas, que é o perfil da maior parte dos negócios no Brasil.
“Nós temos uma gama de projetos e programas dedicados às micro e pequenas empresas, com foco em capacitá-las, prepará-las e levá-las para o mercado externo, desmistificando justamente essa ideia de que exportar é só para os grandes”, afirma Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
De acordo com o executivo, apesar de relevante parcela desses negócios focar no mercado nacional, o número de pequenas empresas que exportam é substancial e tem crescido mais rapidamente do que o de médias ou grandes.
Em 2023, as MPEs representaram 40% de todas as empresas brasileiras que exportaram, e o número de MPEs que exportam mostra crescimento médio anual de 7,8% desde 2019. Segundo Viana, muitas dessas empresas têm iniciado suas exportações para mercados geograficamente próximos, como os países-membros do Mercosul e Colômbia, enquanto outras já ganharam o mercado americano, europeu e asiático.
“Quando uma empresa passa a exportar, além de agregar valor à marca, ela obtém melhoras significativas no seu negócio. Ao entrar no mercado internacional, as empresas desenvolvem novos padrões de gerenciamento, novas tecnologias, maior produtividade, qualificação, e tudo isso resulta em destaque frente a clientes, fornecedores e concorrentes, ou seja, elas se tornam mais competitivas”, destaca o presidente da ApexBrasil.
Além disso, segundo Viana, elas aumentam suas margens de lucro e passam a investir em inovações para seus produtos, além de também aumentar o salário pago a seus funcionários. “Nesse sentido, expandir o mercado é um ganho enorme para a empresa e para o Brasil. E é isso que a ApexBrasil vem promovendo de diferentes formas”, finaliza o executivo.
A seguir, conheça os principais produtos oferecidos pela ApexBrasil voltados para empresas brasileiras para aprender ou começar a exportar.
O Exporta Mais Brasil tem o objetivo de conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o país. O programa busca uma aproximação ativa com todas as regiões para potencializar suas exportações. Por meio da iniciativa, empresas de diferentes setores produtivos realizam reuniões com compradores internacionais, que vêm ao Brasil em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos.
O PEIEX é o programa de qualificação para exportação oferecido pela Apex-Brasil para que empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. A iniciativa é implementada em todas as regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições de ensino (universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa) ou federações de indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do PEIEX na qualificação de empresas.
Programa Mulheres e Negócios Internacionais
Iniciativa focada em ações exclusivas para empresas de liderança feminina e também em ações inclusivas — voltadas ao público geral, porém, com incentivos para a participação de negócios comandados por mulheres. Todas as ações têm como objetivo fazer com que as participantes possam começar a exportar — ou exportem ainda mais — por meio de cursos e rodadas de negócios, entre outras oportunidades.
A partir dessa iniciativa, os empresários encontram oportunidades de negócio em mais de 100 países. Por meio do cruzamento de dados de competitividade do Brasil e da demanda dos mercados internacionais, é possível identificar novas oportunidades para as exportações brasileiras e avaliar o posicionamento estratégico por mercados de produtos já exportados. O painel do Mapa de Oportunidades pode ser acessado a partir do portal da ApexBrasil.
Estudos da equipe de inteligência da ApexBrasil
No site da ApexBrasil, é possível acessar painéis, estudos e webinars e conhecer mais sobre os mercados que podem ampliar negócios internacionais.
A ação é voltada para empresas que desejam incorporar o design a seus produtos, embalagens ou processos para aumentar sua competitividade no mercado internacional.
Encontre estes e muitos outros programas e soluções no portal da ApexBrasil apexbrasil.com.br.