Avaliação no terceiro setor: o que a prática me ensinou?

 

Este conteúdo foi produzido por

Maria Cecília Prates

De  uns anos para cá, tenho convivido com  organizações do terceiro setor, e tenho

sofrido com elas os incômodos

provocados pelo ideal da avaliação de impacto herdado do setor público, e pelo ideal da avaliação do ‘retorno econômico’ herdado do setor privado. A meu ver, são ideais desconectados da realidade dessas organizações, sobretudo no caso do Brasil.

Defendo que os projetos sociais conduzidos pelas organizações do terceiro setor devem ter uma lógica própria de avaliação, e

não

buscarem se guiar pela metodologia de avaliação de impacto adotada pelo setor público para seus programas sociais. O ponto é que os

complexos

métodos estatísticos de pesquisa experimental e o rigor científico, tidos como pré-requisitos essenciais nas avaliações de impacto dos programas sociais do setor público, são

incompatíveis


com o modo de funcionamento e a disponibilidade de recursos, tanto financeiros como humanos, da quase totalidade das organizações sociais.

(

Há um padrão ideal para avaliar o impacto social no terceiro setor?

)

Também defendo que não se deve buscar

importar

do setor privado os seus métodos objetivos de avaliação, baseados no fluxo de caixa entre receitas e despesas. Isso porque, nos  projetos sociais, diferente dos projetos econômicos, há que se proceder

antes


à monetização do impacto social, o que é metodologicamente complexo em termos estatísticos e financeiros  e, mesmo assim, ainda fica sujeito às fragilidades dos muitos pressupostos que se fazem necessários para viabilizar a desejada estimativa do custo-benefício. Assim, de muito pouco adianta se chegar a um número preciso do retorno econômico (R$ gerados, para cada R$ 1,00 investido), tão ao gosto do setor empresarial, se a sua imprecisão, ou margem de erro, for muito grande.

(

Retorno econômico de projetos sociais corporativos: limites da avaliação

)

O fato de não seguir a

cartilha

da pesquisa experimental e/ou do retorno econômico não quer significar que os projetos sociais das organizações filantrópicas não tenham compromisso com a efetividade (ou eficácia) e a eficiência de suas ações. Muito ao contrário! O que tenho procurado enfatizar é que os projetos sociais das organizações do terceiro setor devem ter compromisso, sim, com a promoção da mudança social, e ao menor custo possível. Não serem ação caritativa e de benemerência. E que o papel da avaliação é justamente o de ser um instrumento útil e confiável para orientar o projeto nessa direção.  Deve ter um caráter direto de ferramenta de gestão; de instrumento de aprendizagem; falar a linguagem da organização e interagir com as equipes do projeto; deve ter métodos simples, sem ser simplórios ou “ingênuos”; e deve ter custo compatível com o tamanho do investimento social realizado.

 

A partir do trabalho de monitoria que desenvolvi com algumas organizações parceiras do programa da POS/FDC (Parceria com Organizações Sociais / Fundação Dom Cabral) entre 2011-2016,  tornou-se clara a necessidade de um modelo de avaliação social para as organizações filantrópicas, condizente com as suas especificidades.  Passamos, então, a trilhar esse caminho da construção de um modelo de avaliação social para o terceiro setor, buscando identificar alguns pontos centrais nessa agenda:

(

Avaliação de projetos sociais no terceiro setor: uma agenda em construção

)

  • O entendimento do que é projeto social para o terceiro setor.
  • Delimitação dos objetivos de resultado – específicos (ou imediatos) e de impacto.
  • O uso do método do marco lógico para apoiar o planejamento e avaliação dos projetos sociais (

    Planejamento e avaliação de projetos sociais: o marco lógico revisitado

    ); (

    Marco lógico: adotado depois do projeto social já planejado?


    )   O marco lógico aqui entendido no seu papel de descrever a “teoria da mudança” associada ao projeto social.


  • Como operacionalizar os conceitos abstratos, normalmente adotados para definir os resultados esperados.
  • Como tratar a causalidade nos projetos sociais.
  • Como coletar e sistematizar as informações avaliativas referentes aos participantes do projeto.

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