Tupperware vai fechar no Brasil? Entenda o que acontece com a marca que pediu recuperação judicial | Negócios

A Tupperware, marca tradicional de vasilhas e potes para a cozinha, entrou com pedido de recuperação judicial nesta quarta-feira (18/09) nos Estados Unidos. Ontem, as ações da empresa caíram mais de 50% em Nova York devido aos rumores de um possível pedido de falência, sendo os papéis negociados a US$ 0,51. As ações acumulam queda de 96,75% desde 8 de janeiro de 2021. Diante da situação, a PEGN procurou a Tupperware Brasil para entender os impactos da crise na operação local, mas a unidade optou por não se pronunciar.

Em comunicado sobre a recuperação judicial, a Tupperware informou que buscará aprovação nos Estados Unidos para continuar operando durante as fases procedimentais da RJ, mantendo o fornecimento aos seus clientes por meio de consultores de vendas, parceiros de varejo e online.

Além disso, a empresa informou que buscará aprovação da justiça norte-americana para facilitar um processo de venda para o negócio a fim de proteger sua marca e avançar na transformação digital. Em 2023, a multinacional registrou receita de US$ 1,7 bilhão (R$ 9,3 bi), ante US$ 2,7 bilhões (R$ 14,7 bi) uma década atrás.

O pedido de recuperação judicial acontece após a Tupperware falhar em sua restruturação de dívidas, que totalizam cerca de US$ 700 milhões (R$ 3,8 bi), De acordo com a Bloomberg, os credores concordaram neste ano em amenizar os termos do empréstimo, o que não surtiu os resultados desejados nas finanças da companhia.

“Nos últimos anos, a posição financeira da empresa foi severamente impactada pelo ambiente macroeconômico. Como resultado, exploramos inúmeras opções estratégicas e determinamos que esse é o melhor caminho a seguir. Esse processo visa nos fornecer flexibilidade essencial à medida que buscamos alternativas estratégicas para apoiar nossa transformação em uma empresa digital”, disse Laurie Ann Goldman, presidente e CEO da Tupperware, em comunicado.

Quem fundo a Tupperware e qual o tamanho da operação no Brasil?

A Tupperware foi criada em 1946 pelo engenheiro Earl Tupper. A marca faz parte da Tupperware Brands Corporation, uma multinacional de Orlando, nos Estados Unidos. Atualmente, ela está presente em mais de 70 países.

Ao longo de seus quase 80 anos de operação, a marca possui uma ampla gama de vendedores, que somam mais de 300 mil, segundo dados da empresa.

A Tupperware chegou ao Brasil em 1976. Em 2016, o país virou o maior mercado consumidor dos potes da empresa.

Em abril de 2023, a CEO da operação brasileira Paola Kiwi, agora head da Tupperware na América Latina, disse, por meio das redes sociais, que a operação local era a maior do mundo e estava saudável. “Nós temos o melhor plano de negócios”, disse. Ela também afirmou que a produção para venda no Brasil era inteiramente feita no país.

Diante do pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, PEGN procurou a Tupperware Brasil para entender os impactos da crise na operação local, mas a unidade não se pronunciou. Em resposta, a matriz global da empresa informou, via comunicado, que, até o momento, não há alterações atuais nos contratos de consultoria de vendas independentes da Tupperware.

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