Tropicool, marca de açaí que já está em dez países, chega ao Brasil com franquias | Franquias
Com sócios brasileiros e árabes, a marca de açaí Tropicool rodou o mundo antes de chegar ao Brasil. A rede já tem cerca de 120 unidades em dez países, incluindo dentro do prédio mais alto do mundo, Burj Khalifa, em Dubai, até no clube exclusivo Bondi Icebergs, em Sidney, na Austrália. As três primeiras lojas de São Paulo abriram as portas neste ano, nos bairros de Consolação, Pinheiros e Vila Olímpia. Isso sem contar o delivery.
A Tropicool, que tem o jogador Neymar Jr. como garoto-propaganda, carrega o DNA global desde o seu início: a marca nasceu dentro da universidade Harvard Business School. Em um dia, após as aulas, o empresário Caio Nabuco recebeu em seu quarto um pote de açaí de seu amigo Mohammed Al Thani, conhecido como Moe, membro da família real do Catar.
O mimo veio como agradecimento a Nabuco, que exportou 100 kg de açaí para Moe nos Emirados Árabes. Ele ama o fruto e ficou feliz com a entrega, ainda que a carga tenha demorado mais que o previsto. Outro percalço foi que não conseguiu aproveitar o produto imediatamente, pois estava congelado — Moe chegou a quebrar uma colher tentando provar o açaí. Nabuco conta que viu esses dois fatores logísticos como um sinal para criar a Tropicool, ao lado de Maurício Esteves, de Moe e do xeique Ahmed Al Thani (irmão de Mohammed).
Com experiência no mercado internacional, Nabuco tem uma longa trajetória como empreendedor, sendo fundador das empresas Cotia Atlas, trade company especializada em logística; Afrinvest, empresa de supply chain management; e Dinda Foods, marca brasileira de alimentos com forte presença em países da África.
A marca foi fundada em 2019, e a primeira loja foi aberta em Dubai, em fevereiro de 2020. Isso significou um baque direto na pandemia, o que fez a empresa mudar de estratégia e iniciar o modelo store in store e de quiosques em hotéis e aeroportos.
O negócio não aposta apenas no tradicional açaí com toppings. No cardápio da Tropicool, há produtos com 50% de polpa de açaí — disponíveis em embalagem de TetraPak com tempo de validade de um ano —, pastas para frozen de manga, sucos de frutas tropicais e smoothies prontos para consumo.
No Brasil, a companhia já vinha fazendo testes desde 2022. No entanto, as primeiras lojas oficiais foram abertas neste ano. “Agora no Brasil, a intenção é mostrar a força de um produto de qualidade premium”, destaca Rafael Prado, Head Global da empresa.
De acordo com Nabuco, para crescer, principalmente no Brasil, a companhia pretende investir no formato de franquias. Até o momento, entre os 120 pontos de venda espalhados no mundo, a Tropicool só possui cinco neste formato.
“É um modelo de negócios que pulveriza rapidamente nossa marca ao redor do mundo. Podemos levar a nossa marca, nossos valores e nossa expertise para o franqueado”, destaca o fundador que também é o CEO da companhia.
Para ser um franqueado da Tropicool, o investimento inicial será de R$ 300 mil. O valor inclui taxa de franquia e capital de giro. O prazo estimado de retorno é em até 18 meses e a margem de lucro será entre 20% e 25%. Com 90 dias para implementação, a companhia oferece três formatos:
- Carrinho: 9 m² a 15 m²
- Quiosque: 30 m² a 50 m²
- Loja: 50 m² a 150 m²
Eleita pela Taste Award, em Bruxelas, por dois anos consecutivos como melhor açaí do mundo, a empresa não revela o faturamento, mas a projeção é fechar 2024 com 24 novos pontos de venda no país e, até 2025, ter mais de 200 lojas espalhadas pelo mundo. Para isso, a Tropicool vem investindo em novos produtos orgânicos, que pretende lançar ainda neste ano.