Storytelling do impacto social

Uma boa história pode criar conexão e engajamento. Pensando nisso, a CEO da Editora MOL, Roberta Faria, separou algumas sugestões de como fazer a mensagem da sua ONG chegar mais longe:

Parte grande do nosso trabalho é contar histórias. Diariamente, as narrativas que compartilhamos criam conexões diretas entre empresas, causas, ONGs e o consumidor final. É a partir dessa conexão que o impacto é gerado, e impacto precisa de volume, alcance e muita gente engajada. É nesse ponto que as dificuldades podem começar. Afinal, como tornar o storytelling relevante e garantir que a mensagem de uma ONG ou causa vá cada vez mais longe?


Em 2023, tive a oportunidade de participar de alguns eventos presenciais e online para falar sobre o tema “Storytelling Para Causas e ONGs”. Decidi compartilhar com vocês alguns aprendizados e abrir um canal de conversa para ouvir que outras estratégias e alternativas também têm funcionado na sua realidade.


Gosto sempre de começar destacando que histórias são lembradas 22 vezes mais que apenas dados, fatos e estatísticas, além de nossa atividade neural aumentar 5 vezes ao ouvir uma história.


O storytelling, quando bem construído, gera identificação com os ouvintes, e por isso cria relacionamentos mais fortes, constrói laços e aumenta a lealdade.


Contar histórias é uma ótima forma de combater preconceitos porque temos a chance de  comunicar várias perspectivas e vozes e, ao mesmo tempo, incentivar que a audiência realize uma ação. Sendo assim, é importante ter um objetivo claro ao contar uma história.


Toda história precisa de começo, meio e fim. Não perca de vista qual a mensagem final que você precisa passar. É importante refletir sobre quem é a audiência que você deseja atingir e deixar que ela te guie sobre o que vai interessar a ela, e qual o melhor meio para chegar a ela.


Um personagem que gere conexão com o público e tenha carisma é um dos principais fatores de sucesso de uma história. Procure pelo “eu também”.


E por fim, por mais complexa que seja a realidade, precisamos mostrar esperança na mudança: inspirar otimismo engaja mais do que provocar pena ou desconforto pela dor e gravidade.


Quais outros aspectos você considera relevantes para contar uma boa história e comunicar a sua causa? Aproveito para disponibilizar um pequeno checklist para storytelling do impacto social.


Texto originalmente publicado pela Roberta Faria no
LinkedIn. Roberta é empreendedora social, cofundadora e CEO da Editora MOL, presidente do Instituto MOL, jornalista, palestrante, podcaster, autora best-seller e mãe de 4.

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