Startup BD Analytics já responde por mais de 1% do volume de vendas transacionados no Brasil | PressWorks
A BD Consultoria e sua spin-off de tecnologia, a BD Analytics atingiram juntas um marco histórico no e-commerce brasileiro: foram mais de 4,3 milhões de pedidos, sendo que o comércio eletrônico movimentou, em 2024, 414 milhões de pedidos. Isso significa que a BD já representa aproximadamente 1% do total de vendas no e-commerce no Brasil – um feito inédito para uma empresa 100% nacional, com sede em Joinville (SC).
O número é ainda mais expressivo considerando que, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor fechou 2024 com cerca de R$ 200 bilhões em volume transacionado. A BB Analytics ultrapassou, no ano passado, R$650 milhões e a meta em 2025 é chegar a R$ 1 bilhão.
Fundada em 2019 por Bruno Darolt, profissional com mais de 11 anos de experiência em em vendas online e digitalização do varejo, a BD nasceu com o propósito de profissionalizar a jornada de vendas online, conectando empresários aos grandes canais de marketplace como Mercado Livre, Amazon, Magalu, Shopee, entre outros.
O negócio começou como consultoria, mas rapidamente evoluiu para um modelo de ecossistema completo, com braço educacional e atendimento consultivo. Desde 2022, a empresa conta com uma startup própria de tecnologia – a BD Analytics, que oferece soluções de dados e performance para escalar resultados de forma sustentável.
Hoje, os marketplaces representam mais de 80% das vendas online no Brasil. Só é possível crescer com consistência se o empresário for capacitado, tiver suporte de gestão e dados em tempo real para tomada de decisão. Foi com esse tripé que a gente chegou até aqui, explica Darolt.
O crescimento da BD tem sido exponencial. Em 2020, a consultoria movimentava R$ 150 mil por mês. Em 2024, esse número ultrapassou R$ 350 milhões ao ano, considerando apenas as atividades da BD Consultoria. Já a BD Analytics encerrou o último ano com R$ 650 milhões em GMV (Gross Merchandise Value).
Mesmo com uma operação enxuta (17 colaboradores e dois escritórios físicos, um em Joinville e outro em Franca), a empresa acumula cases de peso, como Loja do Mecânico, BEST WAY e diversos vendedores oficiais nos marketplaces.
Mais que números, o foco da BD está no impacto. Queremos capacitar empreendedores para uma atuação digital profissional, com visão estratégica, domínio do canal e inteligência de mercado, afirma o fundador.
Startup acelerada pelo Sebrae e presença nos bastidores do e-commerce latino-americano, a BD Analytics foi uma das selecionadas pelo Startup SC, programa de aceleração do Sebrae, e vem chamando atenção do setor com sua plataforma de inteligência de dados. Os dashboards da startup permitem monitorar performance, geolocalização de vendas, variações de ticket médio, entre outros indicadores-chave. Só em 2024, nossa ferramenta gerou insights sobre mais de 4,3 milhões de pedidos em marketplaces, conta Darolt.
Ele revela que possui dados consolidados que mostram, por exemplo, que só o estado de São Paulo representa R$ 56 milhões em vendas. Estamos ajudando centenas de empresas a entenderem onde crescer, como otimizar sua operação e como competir com gigantes, destaca.
Para 2025, a BD mira alto. A meta da empresa para 2025 é movimentar R$ 1 bilhão apenas na BD Analytics, ampliando a base de clientes e acelerando para a sua expansão internacional.
O Brasil é o país com maior potencial de crescimento em penetração do e-commerce no mundo nos próximos anos. Enquanto na China já estamos em 60% e nos EUA em 35%, o Brasil está em 20%. Temos espaço, mercado e uma tecnologia validada. O próximo passo é levar esse modelo para a América Latina, finaliza o fundador.