Startup bate 1 bilhão de litros de água economizados, mira mercado externo e deve faturar R$ 18 milhões em 2025
T&D Sustentável opera com unidades próprias e franqueadas. Empresa não cobra diretamente pelo serviço; receita vem do dinheiro economizado na conta de água A partir de um modelo de negócio que não cobra diretamente pelo serviço realizado, a startup T&D Sustentável vem crescendo nos últimos anos com economia de água para diferentes segmentos de empresas e condomínios. No final de 2024, a startup atingiu a marca de um bilhão de litros economizados. Agora, o negócio foca na expansão pelo Brasil e na internacionalização da companhia, que projeta um faturamento de R$ 18 milhões neste ano.
Fundada em 2017, em Macaé (RJ), a empresa trabalha com sua tecnologia própria, a SEA (Sistema de Economia de Água). O trabalho inclui prognósticos a partir de um pacote de serviços integrados, com otimização do consumo de água, realização de treinamentos de conscientização e boas práticas, gerenciamento diário do consumo e propostas de projetos de eficiência e melhorias por meio de um conjunto de ferramentas, que vão de técnicas de padronização a um dispositivo para redução de pressão da água.
Atualmente, a atuação envolve clientes em nove nichos, com destaque para hospitais, hotéis, supermercados e condomínios. “Os condomínios entraram há cerca de um ano. Começamos primeiro nos espaços de maior porte, que permitem uma margem maior”, diz Camilo Torquato, sócio fundador da T&D Sustentável.
O empreendedor, que cresceu no semiárido nordestino, ressalta que a busca por espaços que permitem a economia de água em grande volume é reflexo do modelo de negócios, que não envolve custos operacionais para os clientes. A receita da empresa provém do valor poupado nos espaços. O contrato prevê que a startup ganhe 50% da economia obtida.
Com 11 unidades franqueadas e 9 unidades próprias, a startup opera em mais de 40 cidades, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. De acordo com Torquato, a empresa já havia atingido mais de 20 franquias no Brasil, mas optou por adquirir algumas das unidades em razão da complexidade da operação. A startup ainda comercializa operações franqueadas, mas com um crivo mais específico nos perfis dos interessados.
“No início, o crescimento por franquias foi a nossa alternativa para expandir rápido mesmo sem capital. Com o tempo, decidimos absorver as unidades que não performavam tão bem. Nosso perfil de franqueado é difícil de ser encontrado, já que sempre temos atualizações nas tecnologias e precisamos de pessoas dispostas a estar sempre estudando. Inclusive, já estamos abrindo modelos em que o franqueado aporta e nós operamos”, comenta.
O investimento inicial para se tornar um franqueado da T&D é a partir de R$ 195 mil para o home office e R$ 230 mil para o escritório, com prazo de retorno estimado em 24 meses. Mesmo com critérios de seleção mais rígidos para a entrada de novos franqueados, o modelo segue no radar da empresa. Para este ano, o negócio planeja expandir a atuação no Brasil, com a entrada em novos estados, como Pernambuco, e crescimento em regiões em que já estão presentes. Apenas em São Paulo, a expectativa é inaugurar ao menos seis novas unidades, entre próprias e franqueadas.
As franquias ainda devem apoiar a empresa em outra frente de expansão: a internacionalização. Torquato afirma que a startup vem notando o potencial de mercado de países de diferentes continentes e que o piloto de um projeto no exterior será lançado em 2026. “O planejamento considera a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, então estamos avaliando se entrada será por Portugal, Cabo Verde ou outro país de língua portuguesa. A ideia é que a operação seja gerenciada por um máster-franqueado”, aponta. A preparação para a expansão também inclui a chegada aos Estados Unidos até 2027.
Para alcançar as metas traçadas, a empresa projeta triplicar a receita da unidade matriz neste ano e, ao todo, alcançar cerca de 120 novos colaboradores. A empresa prevê a economia de mais um bilhão apenas em 2025. Como resultado, a expectativa é sair de um faturamento de R$ 7 milhões, em 2024, para R$ 18 milhões neste ano.
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