Split Risk capta R$ 50 milhões; Neofin levanta R$ 35 milhões: os destaques da semana no ecossistema
A insurtech fez parte do sandbox da Susep e agora aguarda licença definitiva para operar fora do ambiente regulatório e expandir sua atuação Esta semana trouxe alguns anúncios importantes de aportes. A insurtech Split Risk captou R$ 50 milhões, e a fintech Neofin conseguiu R$ 35 milhões em rodada liderada pelos fundos Quona e Upload. A Caveo, que oferece soluções financeiras e contabilidade para médicos, foi outra a embolsar um cheque: foram R$ 20 milhões em uma rodada pré-Série A.
Outros destaques desta edição da newsletter incluem a divulgação do balanço do unicórnio CloudWalk, que registrou receita de R$ 2,7 bilhões em 2024, com um crescimento de 67% em relação ao ano anterior, e o primeiro M&A internacional da Involves, que adquiriu a chilena Datamind.
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Aportes
Split Risk. A seguradora digital com foco em produtos para automóveis captou R$ 50 milhões com os grupos HSR Soluções e Participações e La Barca Empreendimentos. Os recursos serão utilizados para compor reservas técnicas e investir em tecnologia. A startup tem uma solução white label de insurance as a service para que os parceiros ofereçam o serviço para os clientes finais. Fundada em 2020, a Split Risk participou do sandbox da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e agora aguarda a licença definitiva emitida pela autarquia para atuar fora do ambiente regulatório. Com isso, deve ampliar a atuação, oferecendo seguros de vida e residencial.
Neofin. A fintech que atua com o processo de cobranças com uso de tecnologia, dados e inteligência artificial, levantou R$ 35 milhões em uma rodada seed liderada pelos fundos Quona e Upload. O investimento será destinado para o desenvolvimento de novos serviços, como um portal de renegociação automática e uma integração de IA no WhatsApp para conversas com devedores. A outra parte do capital será usada para expandir a área de dados, machine learning e IA, e para contratar profissionais estratégicos.
Caveo. A startup de soluções financeiras e contabilidade para médicos concluiu uma rodada pré-Série A de R$ 20 milhões. A captação foi liderada pela Kortex Ventures, que tem investidores da área de saúde, como Fleury, Sabin e Bradesco Seguros, e contou com participação de ONEVC, Zenda Ventures e Norte Ventures. A Caveo lançou recentemente um serviço de conta digital para os clientes e tem como meta para 2025 triplicar a base de usuários e transacionar até R$ 1,5 bilhão pela plataforma.
Monest. Focada em gestão de cobranças e recuperação de ativos para empresas, a startup recebeu um aporte de R$ 3,2 milhões da Nestal, empresa criada pelos fundadores da Easynvest. Com o investimento, a startup vai expandir o desenvolvimento de canais de comunicação para a sua agente de IA, Mia, e fortalecer a plataforma. Em 2024, a assistente realizou 22 milhões de interações e fechou mais de R$ 180 milhões em acordos.
AMAZ. A aceleradora de impacto para negócios com atuação na Amazônia anunciou as três startups selecionadas para o seu programa de aceleração. As empresas Tribo Superfoods, ForestiFi e Impact Not a Bank receberão aportes que somam R$ 1 milhão. As escolhidas — as duas primeiras são sediadas na Amazônia Legal e a terceira em São Paulo — passam a integrar o portfólio de 18 investidas da AMAZ.
M&A
Depois de captar R$ 70 milhões em uma rodada de investimento com a gestora Bridge One, a startup brasileira Involves retomou o ciclo de crescimento inorgânico com a aquisição da chilena Datamind, especializada em inteligência de dados para o varejo e análise preditiva para a indústria. O valor da transação não foi divulgado, mas, com o M&A, a Involves diz que vai atingir uma receita recorrente anual de R$ 140 milhões.
A startup, que tem soluções para trade marketing, já havia feito três M&As anteriormente: em 2017, comprou a concorrente Go Bee; no ano seguinte, adquiriu a solução de visão computacional da Stringhini; e, posteriormente, a Linkker, empresa que desenvolve ferramentas para redes de varejo.
Essa é a primeira aquisição internacional da Involves, mas a startup catarinense já tem atuação fora do Brasil, com um escritório no México.
Balanço 2024
A CloudWalk, fintech por trás do ecossistema de pagamentos InfinitePay, anunciou nesta semana os seus resultados financeiros de 2024. O unicórnio encerrou o ano com receita de R$ 2,7 bilhões, registrando um crescimento de 67% em relação a 2023. A empresa também triplicou o lucro líquido no período – que chegou a R$ 339 milhões – com a intensificação do uso de inteligência artificial.
Segundo a startup, produtos lançados nos últimos dois anos, como oferta de crédito inteligente e negociação automática de preços, foram responsáveis por cerca de 50% da receita em 2024. O unicórnio triplicou a quantidade de clientes no período, atingindo 3 milhões de vendedores na base da InfinitePay.
Desde abril do ano passado, a CloudWalk tem uma operação nos Estados Unidos com a marca Jim.com, inicialmente focada em micro e pequenos empreendedores das cidades de Nova York, Austin e São Francisco. Por lá, oferece IA para tomada de decisões diárias e pagamentos instantâneos e por aproximação. O plano para 2025 é expandir a presença no país norte-americano.
Sustentabilidade
A Nestlé, por meio da sua plataforma de inovação aberta Panela, firmou uma parceria com a startup Bio2Me para realizar o plantio de árvores de baru em áreas ociosas de fazendas que fornecem leite para a companhia.
O trabalho da startup combina inteligência artificial e internet das coisas (IoT) para analisar as propriedades parceiras e apoiar a gestão do plantio. As terras selecionadas estão localizadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais e receberão 800 mudas de árvore em 2025 para plantio em cerca de 10 hectares. A iniciativa está alinhada ao programa global de reflorestamento da Nestlé, que tem a redução da pegada de carbono como uma das metas.
Oportunidades
CVC. O Grupo Boticário abriu inscrições para a quinta edição do seu programa de aceleração de startups. A iniciativa é gratuita e equity free, e faz parte da estratégia de investimento da companhia em inovação aberta, com o plano de investimento de R$ 100 milhões nos próximos quatro anos. O programa, com duração de cinco meses, busca beautytechs, retailtechs e fintechs para desenvolver parcerias de longo prazo. 10 startups serão selecionadas. As inscrições podem ser feitas pelo site até 12 de fevereiro.
Hub. O Porto Digital, distrito de inovação localizado no Recife (PE), está recebendo inscrições para a primeira edição do programa de pré-incubação de negócios de 2025. A iniciativa é voltada para startups em estágio inicial que queiram estruturar os negócios. Com duração de 10 semanas, tem atividades online e presenciais nas sedes do Porto Digital para mentorias personalizadas, desenvolvimento de protótipos e conexão com o ecossistema. Até 50 negócios serão selecionados, sendo 80% das vagas destinadas para iniciativas com sede ou atuação em Pernambuco. Interessados devem se inscrever até 23 de fevereiro pelo link.
IA generativa. O Google.org, área filantrópica do Google, realiza a segunda edição da iniciativa Accelerator: Generative AI, para apoiar empresas que desejam usar inteligência artificial generativa para resolver problemas. O público-alvo do programa é formado por organizações sem fins lucrativos, entidades cívicas, instituições acadêmicas e empresas sociais, com foco no impacto nas áreas de conhecimento, habilidades e aprendizagem; avanço científico; e comunidades resilientes. As selecionadas receberão parte de um fundo de US$ 30 milhões, seis meses de assistência dos funcionários do Google e créditos do Google Cloud. As inscrições são feitas pelo site e se encerram na próxima segunda-feira, 10 de fevereiro.
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