Seu emprego está na lista? Estudo aponta 3 profissões 'ameaçadas' pela IA


Empregos com maior probabilidade de serem substituídos pela inteligência artificial foram indicados por pesquisa que contou com mais de 1 mil especialistas Quando o assunto é inteligência artificial, o dilema entre os benefícios e riscos da tecnologia é tema recorrente. Entre as preocupações estão os possíveis impactos da IA em diferentes atividades profissionais – questão que já foi discutida por diferentes pesquisas.
Em um relatório de 2023, o Goldman Sachs estimou que a IA poderia automatizar 300 milhões de empregos de tempo integral , enquanto a McKinsey, consultoria empresarial global, escreveu no mesmo ano que até 375 milhões de trabalhadores podem ser substituídos pela tecnologia até 2030.
Embora a IA possa assumir empregos que vão de cargos em Wall Street até funções exercidas por desenvolvedores de software em grandes empresas de tecnologia, uma pesquisa recente da Pew Research descobriu que especialistas em IA consideram três profissões com maior risco de desaparecer nos próximos 20 anos devido à IA: caixas, jornalistas e operários de fábrica.
No estudo, a Pew Research entrevistou mais de 5,4 mil adultos dos Estados Unidos e mais de 1 mil especialistas em IA que falaram ou fizeram apresentações em 21 conferências relacionadas à IA em 2023 ou 2024. Segundo Jeff Gottfried, diretor associado de pesquisa da Pew, a obtenção de resultados mais precisos depende dos dois conjuntos de pontos de vista.
De acordo com o site da revista Entrepreneur, a pesquisa, realizada de agosto a outubro de 2024 e com resultados divulgados no mês passado, constatou que os especialistas em IA e a população em geral compartilhavam visões comuns sobre quais empregos a IA provavelmente substituirá. Para 73%, tanto dos adultos americanos quanto dos especialistas, a inteligência artificial levará a um cenário de menos empregos para caixas nos próximos 20 anos. Aproximadamente 60% de cada grupo fez a mesma previsão para jornalistas.
Leia também
Uma parcela maior do público, 67% em comparação com 60% dos especialistas em IA, disse ainda que a tecnologia poderia assumir cargos em fábricas, enquanto quase metade de cada grupo disse que a IA poderia substituir alguns empregos de engenharia de software. Além disso, menos da metade dos especialistas e do público em geral previram perda de empregos para terapeutas de saúde mental, advogados, músicos, professores e médicos nos próximos vinte anos.
A pesquisa também mostrou que os especialistas geralmente estão mais otimistas em relação à IA do que o público em geral. Em uma avaliação generalizada, a maioria dos especialistas (73%) afirmou que a IA teria um impacto positivo nos empregos nos próximos 20 anos, enquanto apenas 23% dos adultos americanos afirmaram que a IA impactaria positivamente seu trabalho.
Mais da metade do público também afirmou estar preocupada com a possibilidade de a inteligência artificial causar perda de empregos, ao passo que apenas 25% dos especialistas estavam preocupados. Enquanto isso, a maioria dos adultos americanos (64%) afirmou que a IA levaria à redução de empregos, mas apenas 39% dos especialistas compartilhavam da mesma visão.

Source link