Santa Carga, franquia de carregador de celular inaugura uma nova unidade a cada 48hs | Santa Carga
Ex-ambulante da praia de Copacabana, Rafael Soares sempre foi inquieto. Quando era dono de um bar, sempre atendia aos pedidos dos clientes para carregar o celular. Até que um dia aconteceu um incidente que foi decisivo na sua vida. Um dos garçons derrubou um copo d’água em um smartphone e danificou o aparelho. A solução foi ressarcir o cliente.
Soares não desistiu de oferecer o serviço para a clientela e criou uma caixa que permitia o carregamento de vários celulares ao mesmo tempo, mas de forma protegida. A invenção foi tão bem aceita que começaram a surgir propostas de encomendar a invenção e ainda incluir a veiculação de propaganda na instalação. Ali, pensou Rafael, poderia haver uma oportunidade de negócio:
“Olhei para o balcão e vi uma garrafa da cachaça chamada Santa Dose. Foi então que surgiu o nome da minha criação, a Santa Carga”, conta Soares.
Em 2014 foi lançado o totem da Santa Carga – um carregador de 2 metros de altura, fabricado em alumínio, que permite a carga de até 14 celulares ao mesmo tempo, além de fornecer conexão WiFi.
A estrutura, patenteada, conta ainda com uma tela de 40 polegadas programada para veicular peças de empresas anunciantes – uma fonte importante de receita. Pode ser algum informativo sobre a marca, notícias ou previsão do tempo, por exemplo. O equipamento é comercializado no modelo de microfranquia e pode ser instalado em pontos comerciais, como galerias, restaurantes, academias de ginástica e em eventos.
A ideia deu tão certo que hoje um novo totem é instalado a cada 48 horas. Junto da expansão veio o reconhecimento. A Santa Carga é a única franquia do segmento a ganhar o Selo de Excelência em Franchising da ABF. Além disso, a marca é uma das 17 empresas a receber o selo ESG em 2024. A companhia também foi a única do segmento a ganhar o Selo Melhores Franquias 5 estrelas PEGN pelo segundo ano consecutivo.
Hoje, a operação está presente em todos os estados. Já são 704 unidades e mais de 440 franqueados. No ano passado, o faturamento da rede foi de R$ 2,5 milhões e para este ano a previsão, com os lançamentos e novos franqueados, é chegar a R$ 3,8 milhões.
Um dos franqueados é Antônio Costa de Holanda, de 35 anos, funcionário público na área de segurança pública, que viu na Santa Carga uma forma de obter uma renda extra durante a gravidez de gêmeos da mulher.
Morador no Rio de Janeiro, o empreendedor conta que pesquisou por outras franquias, mas decidiu pela Santa Carga ao avaliar que se tratava de um modelo simples de negócio, que dispensa a necessidade de funcionários e conta com o suporte que facilita o dia a dia.
O investimento foi recuperado em três meses graças a um contrato com o dono de um restaurante, que foi expandido para outras unidades da rede com o suporte dado pelo franqueador.
“A equipe é nota 10. Houve uma preocupação desde o início, por exemplo, com um estudo para a escolha do ponto, até no suporte na fase de assinatura dos primeiros contratos com clientes. A diferença da Santa Carga é que, além dos treinamentos, os franqueados recebem a mentoria do Rafael Soares, o franqueador”, detalha Holanda.
O fundador alerta que hoje as principais dificuldades dos franqueados estão na precificação dos anúncios, que muitas vezes ficam aquém do valor potencial, e na identificação de oportunidades de escalar o negócio. Por exemplo, por meio da instalação do totem em eventos sazonais, conjugando a funcionalidade do totem para o carregamento dos celulares e a divulgação de anúncios.
Como se trata de uma microfranquia, Soares sugere a Santa Carga como uma receita complementar de renda. O investimento inicial é de R$ 19.900,00 e a estimativa, a partir do sétimo/oitavo mês, é chegar a um faturamento previsto de R$ 8.316. O prazo de retorno do aporte inicial varia de 8 a 18 meses.