Retirada de letreiro moderno revela fachada original de padaria tradicional em Ipanema, fechada no início do ano
Surpresos com a descoberta de um pedaço da memória do bairro da Zona Sul do Rio, moradores defendem restauração No início do ano, a centenária Padaria Ipanema, na esquina das ruas Visconde de Pirajá e Joana Angélica, fechou as portas. E, agora, a retirada do letreiro moderno acabou por revelar a fachada original da lanchonete, aberta em 1917, que faz parte da memória afetiva do bairro da Zona Sul do Rio.
O local chegou a ser disputado por construtoras, que queriam transformá-lo em um prédio. Contudo, ainda em dezembro, o colunista Ancelmo Gois, do GLOBO, anunciou que o espaço, de 600 metros quadrados, foi comprado pelo cearense Antônio Rodrigues, dono da rede Belmonte e conhecido por resgatar estabelecimentos históricos do Rio — o último foi a marca do Bar Luiz.
“Os moradores podem respirar aliviados. A Padaria Ipanema agora vai funcionar 24 horas, terá café da manhã, pizza e tudo que tem direito”, garantiu Antônio Rodrigues à coluna.
Padaria Ipanema ainda com a placa
Reprodução
A descoberta do letreiro antigo foi publicada na página do Radar Ipanema nas redes sociais e, imediatamente, surgiram comentários de pessoas que torcem para que a fachada antiga seja recuperada e a memória do bairro preservada. “Tomara que façam a restauração da fachada no estilo retrô! Ia ficar linda”, disse uma moradora do bairro. “Também passei na frente hoje e fiquei encantada com a revelação. Agora só nos resta torcer para que não a coloquem abaixo ou tampem com alguma feiura”, afirmou outra.
“Na juventude era a parada obrigatória a caminho ou saída da praia que frequentávamos em frente a Rua Joana Angélica. ‘Bons tempos’ e sem a violência que vivemos atualmente”, relembra mais uma mulher. “O esmero que as antigas construções tinham, trazendo riqueza de detalhes em todos os cantos, é encantador”, analisa um internauta.
Leia também:
Source link