Resend levanta R$ 104 milhões e mira expansão como plataforma de comunicação global | Startups

A Resend, startup fundada pelo brasileiro Zeno Rocha, Bu Kinoshita e Jonni Lundy no Vale do Silício, nos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira (21/11), um aporte de US$ 18 milhões (R$ 104 milhões) liderado pela Andreessen Horowitz, um dos fundos de venture capital mais renomados do mundo. A rodada contou ainda com a participação de investidores estratégicos, como Ali Rogani, ex-CFO da Pixar, e Eric Muntz, ex-CTO da Mailchimp. O novo investimento se soma ao seed round de US$ 3 milhões que a empresa captou em 2023, totalizando US$ 21 milhões desde sua fundação.

A Resend vem se destacado no mercado global de e-mails transacionais, segmento que envolve comunicações essenciais, como confirmações de cadastro, recuperação de senha e notificações de serviços. Atualmente, a plataforma processa 50 milhões de e-mails por mês e possui 3.700 clientes pagos, incluindo nomes como Warner Bros, Decathlon e startups como Raycast.

Segundo Rocha, CEO da Resend, o aporte é um passo importante para a consolidação da empresa como uma plataforma de comunicação mais ampla. “Desde o início, queríamos ir além do e-mail. Nosso objetivo é construir uma solução de comunicação horizontal que inclua outros canais, como SMS, WhatsApp e notificações push. O e-mail é o primeiro passo”, afirmou, em entrevista a PEGN.

Fundada em janeiro de 2023, a Resend nasceu para resolver um problema recorrente enfrentado por Zeno e seus cofundadores, enquanto trabalhavam em grandes empresas. “Os e-mails não chegavam ou iam parar no spam, e isso gerava perdas significativas, tanto em vendas quanto em engajamento de usuários”, relembrou Rocha. Essa lacuna inspirou o trio a criar uma solução focada em entregabilidade e tecnologia avançada, permitindo que as mensagens fossem enviadas de forma confiável e com alta taxa de entrega.

O primeiro grande passo para a startup veio ao serem aceitos no programa de aceleração da Y Combinator, que atraiu a atenção de investidores e possibilitou o lançamento oficial do produto. O modelo de negócios inclui um plano gratuito, que permite o envio de até 3 mil e-mails por mês, e opções pagas que começam em US$ 20 mensais, variando conforme o volume de mensagens.

Entre os diferenciais da Resend, Zeno destaca três pilares principais: suporte humanizado, tecnologia avançada e foco em entregabilidade. A startup utiliza tecnologias modernas, como o framework React, para criar templates de e-mail mais eficientes e que funcionem igualmente bem em diferentes provedores, como Outlook e Gmail. “Ainda hoje, fazer e-mails bonitos e funcionais é muito mais difícil do que deveria ser. Nosso objetivo é simplificar esse processo com tecnologia de ponta”, disse Rocha.

Segundo Zeno, garantir que e-mails importantes cheguem à caixa de entrada dos usuários é essencial para empresas de todos os portes. “Tivemos um caso com a HP, onde apenas 86% dos e-mails eram entregues. Para nós, isso é inaceitável. Trabalhamos para que as mensagens alcancem 100% do público, algo que as redes sociais, por exemplo, não conseguem oferecer devido aos algoritmos”, destacou.

Agora, a Resend planeja expandir sua equipe, atualmente dividida entre os Estados Unidos e o Brasil, e aumentar seu volume de envios para até 200 milhões de e-mails por mês até o final de 2025. “Estamos crescendo a uma taxa de 15% a 18% ao mês e vemos um enorme potencial para escalar de maneira sustentável. Esse investimento vai nos ajudar a levar a Resend a outro patamar”, conclui Rocha.

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