Representatividade de pessoas pretas está estagnada em 13% no mercado de trabalho, aponta pesquisa | Gestão de pessoas
Em contraste, pessoas brancas continuam dominando as contratações, representando entre 45% e 47% do total. O grupo de pessoas pardas, por outro lado, tem mostrado um crescimento anual de 1%, sinalizando um pequeno avanço, embora ainda distante de uma representatividade proporcional à população brasileira.
O relatório também aponta disparidades regionais nas contratações. As regiões Norte e Nordeste apresentam os melhores índices de inclusão racial, com pessoas pardas representando 50% e 46% das contratações, respectivamente, segundo dados da plataforma. No entanto, a representatividade de pessoas pretas segue baixa em todo o país, variando entre 6% e 15%.
De acordo com os dados do levantamento, o setor de Serviços registra os maiores índices de diversidade racial, com 36% de trabalhadores pardos e 14% de pretos. Por outro lado, o Comércio, setor voltado ao atendimento direto ao público, apresenta níveis mais baixos de representatividade e enfrenta desafios para refletir a composição racial do país.