Loja chinesa surpreende clientes ao usar ‘manequins vivos’ em esteira para exibir roupas | Redes sociais
Uma rede varejista chinesa surpreendeu seus clientes ao usar “manequins vivos” para desfilar e usar suas roupas em uma esteira rolante. O vídeo do momento, compartilhado no X, ultrapassou 8 milhões de visualizações, mostrando mulheres reais substituindo os tradicionais manequins, enquanto caminham em uma passarela móvel dentro da loja ITIB, na China, em um shopping center no país.
A estratégia inusitada, segundo a ITIB, é oferecer aos clientes uma visão mais realista de como as peças vestem e se movimentam em corpos humanos. “Uma rede de varejo chinesa trocou manequins tradicionais por mulheres de verdade andando em esteiras, vestindo suas roupas”, diz a legenda do vídeo, destacando o visual distópico da cena.
No vídeo publicado no último domingo (10/11), é possível ver os “manequins humanos” caminhando sem parar, enquanto espectadores observam, muitos com expressões de surpresa. A cena foi comparada a uma “roda de hamster”, com reações variadas nas redes sociais.
Alguns usuários brincaram com a ideia, enxergando-a como uma forma prática de ganhar dinheiro e se manter em forma ao mesmo tempo. “Não é uma má ideia se você está procurando um dinheiro extra, e ainda ajuda a manter a forma”, comentou um usuário.
Por outro lado, alguns acharam a ideia sem sentido. “Isso não parece um trabalho desumanizado e monótono?”, ironizou um internauta, que comparou a cena a um episódio da série “Black Mirror”, da Netflix.
Embora cause estranheza, o New York Post afirma que prática é uma espécie de volta ao passado. Durante as décadas de 1930 a 1950, lojas de departamento nos Estados Unidos, como a Bloomingdale’s, costumavam exibir roupas com modelos reais caminhando entre os clientes, uma forma de mostrar os diferentes estilos e caimentos das peças.