RD Station anuncia integração de CRM e WhatsApp via comando de voz | Negócios
A RD Station, empresa de soluções de tecnologia para marketing digital, vendas e e-commerce, lançou nesta quarta-feira (6/11) uma evolução de sua ferramenta de CRM (ou gestão de relacionamento com o cliente) em parceria com o WhatsApp, com integração via comandos de voz. A novidade será disponibilizada para clientes no primeiro semestre de 2025. O anúncio aconteceu durante o RD Summit, evento anual da empresa, que acontece em São Paulo até a sexta-feira (8/11).
“Essa é uma ferramenta inédita e inovadora. Queremos que seja muito mais que uma automação de e-mail, mas uma automação de relacionamento e otimização de processos”, disse o CEO da RD Station, Julio Tubino, durante coletiva de imprensa. Com a solução, um vendedor poderá enviar áudios pelo WhatsApp para que o CRM capte e otimize os processos.
Para Guilherme Horn, Head do WhatsApp para mercados estratégicos, o alto uso da plataforma de mensagens por brasileiros é uma oportunidade para empresas. “As taxas de conversão do WhatsApp são mais altas do que de outros canais da Meta. Por isso, estamos animados com essa parceria”, acrescentou.
A colaboração entre as duas empresas vinha sendo desenvolvida desde 2022. A partir de agora, a RD se torna oficialmente Fornecedor de Soluções Empresariais, tendo liberdade para criar ferramentas no API (Application Programming Interface), do WhatsApp Business.
“O futuro da RD Station passa exatamente por ser relevante em todas essas jornadas para que cada cliente possa aproveitar ao máximo as soluções e ter um crescimento sustentável, de alto impacto”, falou Tubino.
‘Em dois anos não vamos mais vai falar de IA, será algo natural’
Outro anúncio de peso foi o lançamento do RD Station Marketing para Ecommerce, mirando em abocanhar o mercado de comércio eletrônico. Também está em fase de teste o assistente virtual Personal Shopper, desenvolvido por meio da inteligência artificial da RD e conectado à Shopify. Segundo a companhia, a solução ajudará o visitante de uma loja virtual na jornada de compra desde o atendimento até o gerenciamento do carrinho de compras.
O foco da RD Station em IA vem desde o ano passado, quando a empresa lançou a sua própria inteligência, chamada Mentor IA. Para Bruno Ghisi, CTO e cofundador da marca, a tecnologia é importante para aproximar empresas do seu público-alvo e é “um meio para tornar o trabalho mais inteligente, mas sem substituir o papel humano”.
A Mentor IA segue entre as grandes apostas da companhia, e já está em todos os produtos do seu portfólio. “A ideia é que nem se perceba que está usando a IA. Não queremos fazer uma IA separada”, diz o CEO.