Quiz Fini que promete 1 ano de produtos grátis é golpe; entenda | Redes sociais
Alguns anúncios falsos têm circulado nas redes sociais prometendo um ano grátis de produtos Fini. O link direciona para um site que utiliza a mesma comunicação visual da empresa, com algumas perguntas a serem respondidas. A promessa é que, se o usuário acertar, ganhará brindes e produtos. No entanto, a Fini alerta que a promoção se trata de um golpe.
A empresa postou sobre o caso em sua página no Instagram e alertou os consumidores que promoções da Fini são realizadas e divulgadas apenas pelos canais oficias da marca.
O anúncio fraudulento orienta o cliente a responder a um quiz. Dependendo do número de acertos, o consumidor pode ganhar de frete grátis a um ano de produtos Fini. Nas redes, os clientes apontam que as transações têm sido feitas por meio de uma empresa de intermediação de pagamentos.
Em comunicado enviado a PEGN, a Fini disse que, ao tomar conhecimento sobre o golpe, atuou para que os sites fossem derrubados. “Orientamos nossos consumidores a sempre verificar a procedência das promoções e evitar acessar links enviados por mensagens ou redes sociais que não sejam dos nossos canais oficiais”, acrescenta a marca.
PEGN não encontrou nenhum link ativo até o fechamento deste texto.
A Fini também reforçou a importância de checar a legitimidade dos sites, seguindo as recomendações do Procon-SP, que alerta sobre os riscos de compras em plataformas não confiáveis.
Nos comentários do post oficial da marca, usuários que dizem ter caído nos golpes detalham como funcionavam as páginas fraudulentas. Uma consumidora diz que a página mostra um erro no pedido depois do pagamento de uma taxa de entrega de R$ 20 e pede outros R$ 33. “Percebi o golpe só na segunda taxa”, diz ela. Outra descreve: “Depois do primeiro pagamento, eles enviam uma mensagem dizendo que houve um erro e solicitam um novo pagamento com um valor diferente. O site parecia muito profissional”. Muitos ainda disseram que o quiz das promoções falsas apresentava perguntas sem alternativas corretas.
A empresa de intermediação de pagamentos citada pelos consumidores tem respondido às reclamações dos clientes no Reclame Aqui, dizendo ser responsável apenas pelas transações e não pelas promoções.