Quem nunca pensou em desistir?
Gestora, captadora de recursos, gestão de pessoas, recepcionista, educadora… você se identificou com esse acúmulo de tarefas? É claro que estou falando de OSCs de pequeno e até médio portes. Atuar no terceiro setor com OSCs deste porte, na maioria das vezes é fazer tudo ao mesmo tempo, e sabemos que, ao fazermos isso, com certeza, alguma coisa vai sair errado…seja no planejamento, na execução, ou mais ainda, na saúde mental e física de quem gerencia a OSC. Porém sabemos que o cenário financeiro de uma OSC, não muda da noite para o dia, é preciso muito planejamento para que as coisas aconteçam.
Então, se a pressão, as expectativas são maiores do que a organização, concentração e foco, é claro que uma hora o cansaço e desanimo chegarão. E quando isso acontecer, o que fazer? Reconhecer que estamos cansados e precisamos de descanso é o primeiro passo. Reduzir a marcha, pedir ajuda, e delegar tarefas que não competem diretamente ao gestor executá-la.
Como anda a sua agenda? Quais são as prioridades da OSC? Você não precisa se envolver em todas. Apenas acompanhar e dar suporte aos demais.
Lembre-se: somos feitos de carne e osso também. Quando a vontade de desistir chegar, dê um passo para trás, descanse, reflita, peça ajuda e recome com novos olhares.
Para saber mais, assista em: