Programa da ApexBrasil ajuda artesã tocantinense a conquistar mercado internacional | Exporta Brasil

A empreendedora Eliene Bispo, liderança feminina no Norte do país e presidente da Associação Dianapolina de Artesãos (TO), teve seu trabalho conhecido em todo o Brasil após a primeira-dama, Janja Silva, utilizar na cerimônia de posse presidencial um blazer com detalhes em capim dourado produzido por ela. O sucesso de Eliane, entretanto, não se restringe aos limites do país e já atravessa nossas fronteiras.

Foi após uma rodada em Fortaleza (CE) do programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), que o bordado de Eliene passou a ganhar o mundo. Sua venda mais recente, fruto de negociação com apoio da Agência, foi para uma compradora da Irlanda.

“Na primeira vez em que fui exportar, quase desisti. Nossa, é muito complicado. Foi um sofrimento”, lembra Eliene, que há 20 anos trabalha com capim dourado. Antes disso, foi manicure, vendedora e produtora de doces e de comidas para casamento.

Os produtos de Tocantins que conquistaram o mundo com apoio da Apex — Foto: Arquivo pessoal
Os produtos de Tocantins que conquistaram o mundo com apoio da Apex — Foto: Arquivo pessoal

Após participar do Exporta Mais Brasil, a relação com a exportação ficou mais fácil para a artesã. “A gente vai perdendo o medo. Agora quero buscar mais parcerias, fazer mais exportação”, afirma ela. De acordo com Eliane, o segredo do sucesso é “na primeira dificuldade, não desistir. E ter muito comprometimento”.

Programa Exporta Mais Brasil

O Exporta Mais Brasil vem aproximando compradores internacionais de produtores nacionais desde 2023, incluindo as pequenas e médias empresas (PMEs). Com o slogan “Rodando o país para as nossas empresas ganharem o mundo”, a iniciativa foi criada pela ApexBrasil com o objetivo de potencializar as exportações do país a partir de uma aproximação ativa com diferentes setores da economia de todas as regiões.

De acordo com Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, por meio do programa, “colocamos frente a frente empresas de diferentes setores produtivos em reuniões presenciais com compradores internacionais que trazemos por terem interesse em conhecer nossos produtos e serviços”.

Números do Exporta Mais Brasil impressionam

Desde 2023, foram realizadas 21 ações, reunindo mais de 600 empresas brasileiras com 227 compradores internacionais, vindos de mais de 50 países diferentes.

No total, foram cerca de 5 mil reuniões realizadas, com mais de US$ 450 milhões em negócios esperados nos próximos 12 meses. Em 2024, o programa, que está visitando novos estados do país e retornará a outros, vem contemplando mais setores produtivos.

Em relação às micro e pequenas empresas, Viana destaca que o principal fator para alavancá-las no mercado de exportação é o empenho do negócio. “Com dedicação e adaptação de processos e produtos para torná-los consumíveis no exterior, as chances de sucesso são altas. E, claro, alguns erros tradicionais devem também ser evitados. Por exemplo, buscar negociar com um comprador sem estar preparado para tal”, explica Viana.

Na avaliação do executivo, é importante a empresa estar com preço internacional formado e com material promocional traduzido corretamente para o inglês ou para a língua do comprador; estar ciente das necessidades de adaptações do produto para o país de destino; ter conhecimento das formas e custos de envio da mercadoria para o país de destino para saber se a operação é viável economicamente; e ter uma pessoa na equipe qualificada e dedicada a dar prosseguimento na negociação em tempo hábil para o comprador.

“Não existe fórmula, mas a ApexBrasil tem mostrado diariamente a rota até o sucesso. Nossa área de Inteligência oferece estudos e análises de diversos mercados, apresentando oportunidades e diferenciais de cada país. Todos os estudos e todas as informações sobre os nossos programas e projetos para as empresas de todo o Brasil que desejam avançar pelo mundo ficam disponíveis no portal da Apex”, salienta o presidente da associação.

Histórias inspiradoras, como a de Eliene Bispo e de outros empreendedores que encararam os desafios da exportação e alcançaram o mercado internacional, podem ser conferidas no ApexPod. Cada episódio traz ainda informações relevantes sobre o universo da exportação com a participação de especialistas da ApexBrasil. A produção está disponível em todos os tocadores de podcast do país.

Source link