Produtividade e inovação: entenda como a inteligência artificial pode impulsionar o RH 4.0

Integradas da maneira correta, ferramentas de IA podem ser aliadas tanto para otimizar quanto para o aprimorar o trabalho na gestão de desempenho

A produtividade, o desempenho e a avaliação de colaboradores são algumas das maiores preocupações por parte das empresas. Mesmo com um time estruturado na área de Recursos Humanos, os pontos de atenção são diversos e exigem inovação constante. Nesse contexto, a Inteligência Artificial vem se tornando uma grande aliada para profissionais de RH.

Com contribuições estratégicas para otimizar tempo, estabelecer metas e gerar resultados, a IA pode auxiliar tanto na organização do setor quanto na estruturação de processos em toda empresa, especialmente em projetos longos. Atividades como a categorização de avaliações de desempenho e suporte na criação de planos de desenvolvimento individual são exemplos de processos que podem ser beneficiados pelo uso da IA.

Neste ano, a Qulture.Rocks, empresa de soluções para gestão de desempenho e integrante do ecossistema do UOL EdTech, maior empresa de tecnologia para educação do Brasil, anunciou o lançamento da primeira ferramenta de inteligência artificial para gerenciar o desempenho dos colaboradores nas empresas.

A IA da Qulture.Rocks, que já está em implementação com clientes, é capaz de ler e interpretar um relatório de performance individual, transformando-o em uma devolutiva concreta e atualizada sobre o momento do colaborador na companhia. Para a geração desse parecer, a IA considera respostas, notas e comentários da avaliação de todos os tópicos, os quais abrangem tanto a entrega de resultados quanto as competências comportamentais. 

Dentre as etapas e situações em que a Inteligência Artificial pode beneficiar a área de Recursos Humanos, um dos diferenciais é a concepção de feedbacks. Uma vez analisadas, as devolutivas exigem esforço da equipe de RH — que, por sua vez, pode otimizar o trabalho mecânico com tecnologia, garantindo a entrega de feedback para todos, e dedicar esforços humanos para processos mais complexos. A seguir, conheça outros benefícios da IA nesse processo.

Mais facilidade:

A IA oferece uma abordagem mais intuitiva e simplificada na criação de feedbacks. Algoritmos avançados podem analisar dados complexos, identificar padrões e gerar sugestões ou até mesmo textos completos, facilitando a tarefa dos profissionais de RH na elaboração de devolutivas.

Automatização do processo:

Automatizar as devolutivas proporciona uma otimização significativa do tempo, uma vez que a IA pode realizar tarefas repetitivas e rotineiras de forma rápida e eficiente. A geração automática de feedbacks reduz a carga de trabalho manual, permitindo que a equipe de RH se concentre em atividades mais estratégicas e que exigem olhar humano.

Mais agilidade para a devolutiva:

A Inteligência Artificial é capaz de processar grandes volumes de dados em tempo real, possibilitando respostas instantâneas. Isso resulta no fornecimento ágil de devolutivas e feedbacks, contribuindo para a agilidade operacional e a promoção de uma cultura organizacional mais dinâmica.

Feedbacks embasados com as informações da plataforma:

Recursos de IA podem integrar e analisar dados provenientes de diversas fontes, como avaliações de desempenho, metas alcançadas ou devolutivas anteriores, por exemplo. Isso permite que os feedbacks sejam mais embasados e contextualizados, tornando as trocas mais ricas em informações relevantes para o desenvolvimento individual e coletivo dos colaboradores.

Em conjunto, esses diferenciais evidenciam como a utilização da Inteligência Artificial pode potencializar a eficiência e a qualidade não só do processo de feedback, mas da gestão de Recursos Humanos como um todo. A consequência são abordagens mais eficazes e personalizadas no desenvolvimento dos profissionais, gerando ainda mais resultados dentro da organização.

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