Parceria e negócios: pequenos empresários contam como é empreender entre amigos
Veja quatro empreendimentos que foram fundados por amigos Neste sábado (20/7) é comemorado o Dia do Amigo. Amizade pode significar troca e momentos compartilhados, mas alguns empreendedores enxergam no seu amigo alguém com quem empreender.
A celebração destaca a importância de ter pessoas ao nosso lado. Os negócios, assim como as relações, podem crescer ainda mais quando as responsabilidades e necessidades são divididas. Grandes empresas como Pixar, Apple e Google começaram como pequenos negócios geridos por amigos.
Veja a seguir empreendimentos formados por amigos.
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Fast Escova – Márcia Queirós e Michelle Wadhy
Márcia Queirós e Michelle Wadhy, fundadoras da Fast Escova
Carolyne Seiler
As empreendedoras Márcia Queirós e Michelle Wadhy fundaram a Fast Escova, em 2018. O negócio, que oferece serviços de beleza sem a necessidade de agendamentos, começou quando as amigas viram a oportunidade de oferecer um serviço de qualidade e ágil.
Com aporte inicial de R$ 30 mil de cada uma, montaram a primeira loja da Fast Escova e desenharam o formato de franquias. Hoje são 270 lojas comercializadas e 200 inauguradas no Brasil.
“Dentro de uma amizade real e fortalecida, a gente conhece os sonhos e os valores de cada um. Isso norteia o nosso negócio e a nossa vida, porque é um caminho que vai se unindo e passamos a ter os mesmos objetivos. Por existir uma amizade, a gente deixa a vaidade de lado, somos nós duas juntas, e isso fortalece o negócio”, comenta Wadhy.
Zapay – Callebe Mendes e Pedro Vogado
Pedro Vogado e Callebe Mendes, co-fundadores da Zapay
Divulgação
A amizade de Callebe Mendes e Pedro Vogado é antiga. Os amigos se conheceram no ensino médio e se reencontraram na faculdade. Na graduação, Mendes queria empreender com meios de pagamentos, enquanto Vogado vinha de uma família com experiência na área bancária.
Em 2018, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução que liberava o pagamento de débitos veiculares por meio do cartão de crédito. Nesse momento, a dupla de amigos decidiu focar suas ações para o segmento. Em seis anos de atuação, a Zapay já ajudou 20 milhões de motoristas a quitar suas pendências automotivas. Desde março deste ano, o negócio faz parte do Sem Parar.
“O Callebe possui um perfil de bastante persistência, organização e consegue tocar o time com muita fluidez. Já eu tenho grande habilidade social e network na área pública. Com isso, conseguimos criar uma empresa organizada, com credenciamentos em todos os Detrans do Brasil e grande destaque perante os órgãos públicos”, conta Vogado.
Casar.com – Camila Piccini e Paula Raimo
Camila Piccini, Fabio Camillo, Paula Raimo, sócios do Casar.com
Marina Malheiros
As amigas Paula Raimo e Camila Piccini se conheceram por trabalhar na mesma área. Raimo era gerente de vendas de um salão de festas, enquanto Piccini escrevia para o blog Say I Do, onde compartilhava conselhos sobre organização de casamentos. Ambas se tornaram sócias e administram a feira Casar desde 2001.
Depois de a dupla se juntar ao administrador Fábio Camillo, o negócio se também se consolidou como produto digital. A empresa tem uma plataforma de listas de presentes em que os itens viram dinheiro para os noivos. “Gosto de destacar a confiança e o comprometimento que há entre nós, sem contar a maturidade que nos permite ter uma maior clareza sobre a divisão do que é pessoal e profissional”, pontua Paula Raimo.
MB Labs – Renan Basso e Marcello Marabita
Renan Basso e Marcello Marabita da MB Labs
Divulgação
Os empreendedores Renan Basso e Marcello Marabita foram demitidos na mesma época. Depois, juntos desenvolveram o MB Labs, tecnologia de construção de sistemas de pagamentos. A dupla acredita que empreender entre amigos exige que cada uma das partes tenha habilidades que se complementam.
“Um pode ser expert em tecnologia e outro especialista em vendas, por exemplo. Essa junção pode fazer toda a diferença, principalmente no início da nova empresa”, comenta Basso. Para isso a comunicação honesta é fundamental. “Todos precisam estar dispostos a investir tempo, esforço e dinheiro no projeto. Isso significa dedicação total, sinergia e visão compartilhada focado no negócio, do contrário, fica difícil remar na mesma direção”, complementa.
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