Padaria viraliza com bolo de chocolate de 26 quilos e cinco camadas de recheio: ‘Bolo da Matilda’ | Ideias de negócios
O tamanho explica o nome: Bolo da Misericórdia. Criado por David Sousa, 29 anos, o doce viralizou nas redes sociais nesta semana por conta da sua dimensão. São 26 quilos de massa, recheio e cobertura de chocolate, totalizando 40 centímetros de diâmetro e 20 de altura. A criação é vendida na Padaria Alimenta, no bairro Buenos Aires, em Teresina (PI), que já nota os impactos da repercussão.
Em um vídeo postado no último sábado (22/06), a influenciadora catarinense Grazi Dallagnelo experimenta o prato. No Instagram, a publicação chegou a mais de cinco milhões de visualizações. Tanto a criadora de conteúdo quanto usuários comentaram sobre a semelhança ao “bolo da Mailda”, em referência ao filme “Matilda”, de 1996, no qual um personagem aparece comendo um grande bolo de chocolate.
O confeiteiro David Sousa explica que o viral fez as vendas crescerem. A fatia do bolo sai por 35 reais. “Nos outros finais de semana a gente vendia dois bolos. Um no sábado e outro no domingo. Nesse último final de semana, vendemos oito, cinco no sábado e três no domingo”, relembra.
Ele estima que cada bolo renda 43 pedaços. Sendo assim, no último final de semana, cerca de 350 pessoas experimentaram o Bolo Misericórdia, considerando que cada pessoa comeu sua fatia sozinho – o que pode ser difícil.
O cozinheiro revela a receita, e as medidas refletem o tamanho do bolo. São três quilos de farinha de trigo, três quilos de açúcar, três quilos de chocolate 70% em pó, 65 ovos de galinha e 400 gramas de fermento, além do recheio, também feito com chocolate 70%. A fatia ainda pode ser acompanhada de uma generosa colherada de chocolate quente.
Sousa explica que o bolo existe desde 2017 e é vendido na Padaria Alimento, onde trabalha, desde 2019. “Eu inventei o Bolo da Misericórdia em um curso de culinária que fiz em Pernambuco em 2017. Antes era uma adaptação do bolo de rolo, tradicional de lá, que os alunos precisavam apresentar ao final do projeto. O nome também foi uma homenagem à professora do curso, porque na hora que mostrei o bolo de rolo gigante todo feito de chocolate ela disse ‘Misericórdia’”.
Além do doce, o confeiteiro assina os pratos Arrumadinho, feito com carne de sol, arroz, queijo e temperos, e Bomba da Jerumenha, um salgado frito recheado de presunto, queijo, ervas e temperos. Os dois pratos também são vendidos na Padaria Alimento.
Sousa conta que já empreendeu antes, mas, por conta de roubos e golpes, precisou voltar a ser funcionário. Ele conta que, entre 2017 e 2019, foi assaltado sete vezes e perdeu cerca de R$ 20 mil reais. As perdas o fizeram entrar em depressão. No entanto, o sucesso do Bolo da Misericórdia traz ânimo e o leva a traçar planos para o futuro.
“Eu nunca consegui me curar 100%, porque eu ainda tenho medo das coisas, mas é o meu sonho ter o meu próprio negócio. Estou esperando as coisas melhorarem e me recuperar financeiramente, e a repercussão tem sido uma grande surpresa, me faz esquecer a maldade humana. Isso é uma coisa que não tem preço”, finaliza.