O que é o ChatGPT e como ele pode ajudar as ONGs

O ChatGPT trouxe muitas perguntas para o mundo da comunicação. Uma delas é como utilizar de maneira eficiente e profunda a Inteligência Artificial?

A OpenAi é a startup responsável pela criação do ChatGPT. Em 30 de novembro ele foi lançado, e com um pouco mais de 60 dias de utilização pública, conquistou mais de 10 milhões de usuários. 

Isso indica uma nova fase de relacionamento entre humanos e tecnologias do tipo IA (Inteligência Artificial), que veio para impactar décadas de vida da humanidade. Mas o que ainda não sabemos é quais são os impactos e implicações sociais e também econômicas para os próximos anos. Para descobrir isso é necessário entender o que é o ChatGPT e como ele pode ser utilizado na nossa rotina, e para nós, especialmente, em ONGs. 

O que é ChatGPT? 

Quem fez o curso de Captação de Recursos via WhatsApp do PAIS em 2022 entende como funciona um chatbot. Essa é uma ferramenta que produz textos em respostas às demandas que colocamos como perguntas. Os chatbots tradicionais entendem a partir de algoritmos e respostas pré-estabelecidas, o que deve ser respondido. São respostas mais diretas. 

O ChatGPT é uma espécie de chatbot super atualizado, que produz textos e entrega informações complexas sobre os mais diversos assuntos. Essa complexidade e sofisticação fez com que ele tivesse um destaque surpreendente na mídia. 

Em suma, você pode tirar uma dúvida ou escrever um texto bem elaborado sobre qualquer tema com o ChatGPT, que além de tudo, também é uma ferramenta disponível online gratuitamente. 



Quer entender mais sobre como usar o ChatGPT para construir bons textos e ter informações relevantes no dia a dia da sua ONG? A gente te explica aqui.

Inteligência artificial e o dia a dia de ONGs

O mundo todo já está usando o ChatGPT, testando novas possibilidades de comunicação. Essa ferramenta pode produzir textos sobre captação de recursos, conteúdos sobre o dia a dia das organizações, legendas para redes sociais, textos para sites e tudo mais que a sua organização precisar. Para isso, é importante saber perguntar. 

O chat está disponível em português, o que já ajuda bastante na utilização. É importante estar sempre atento ao conteúdo gerado e entender se de fato ele condiz com o que a realidade e com o que é preciso dizer. Não é porque se trata de uma Inteligência Artificial que tudo está correto. 

Como usar o ChatGPT 

Em sentido prático, para utilizar o ChatGPT você precisa acessar a página
chat.openai.com, fazer um login e começar a pesquisar. 

Não existe uma lógica única para fazer as perguntas, é preciso testar qual é a melhor forma de resposta. Se for uma legenda, tenha informações básicas e peça ao chat que construa. Depois revise. 

Isso também serve para outros tipos de demandas. E mesmo que tenha uma forma bem nova, essa é uma ferramenta acessível e que deve auxiliar o dia a dia corrido das organizações sociais assim como auxilia o resto do mundo. 

Um futuro mais tecnológico

Quem participa dos programas da Phomenta sabe o quanto falamos sobre inovação. E nada melhor do que exemplificar inovação com esse tipo de tecnologia. Essas ferramentas precisam trazer maior conforto e também mais tempo para que estratégias sejam criadas dentro das organizações. 

E como textos sempre tomam tempo, construir bons conteúdos com esse apoio pode salvar aquele cronograma de comunicação que a gente tanto ama. 

Teste o ChatGPT com inteligência e autonomia e crie novas formas de se organizar dentro da sua ONG! 

Depois, conta para a gente o que achou. 

Source link