O que é bem-estar holístico e como ele está relacionado ao sucesso das empresas
O bem-estar físico é a dimensão mais reconhecida e que recebe grande atenção para promover a saúde e a qualidade de vida.
Por Priscila Siqueira, líder do Wellhub no Brasil
Em um mundo onde a busca pela qualidade de vida se torna cada vez mais essencial para os profissionais de todo o mundo, é fundamental compreender que o bem-estar vai muito além de simplesmente cuidar do corpo e da mente. Mas afinal, o que é bem-estar holístico? Quais aspectos das nossas vidas fazem parte dele e como eles impactam as nossas pessoas e o sucesso das empresas?
O bem-estar holístico é uma abordagem que considera a pessoa como um todo, reconhecendo que diferentes aspectos da vida estão interligados e influenciam diretamente a saúde, a qualidade de vida e a felicidade. Essa perspectiva de ser humano integral leva em conta não apenas o corpo físico, mas também os aspectos emocional, espiritual, financeiro, ocupacional, social, intelectual e até mesmo ambiental.
Bem-estar físico
O bem-estar físico é a dimensão mais reconhecida e que recebe grande atenção para promover a saúde e a qualidade de vida. Envolve ações relacionadas ao corpo físico, visando prevenir doenças, manter o metabolismo eficiente e aumentar a energia e disposição. Isso engloba práticas como exercícios, sono adequado e alimentação saudável.
Bem-estar emocional
Abrange a atenção aos aspectos psicológicos para permitir que indivíduos desfrutem da vida, enfrentem desafios com discernimento, se adaptem às mudanças e gerenciem suas emoções. Dessa forma, é viável prevenir distúrbios emocionais como esgotamento, ansiedade e depressão.
Bem-estar espiritual
O bem-estar espiritual diz respeito à procura por um propósito e sentido na vida, abrangendo aspectos morais e éticos, podendo ou não incluir práticas religiosas. Envolve a aceitação de diversas crenças, culturas e valores para que o indivíduo possa permanecer receptivo a novas ideias e opiniões que enriqueçam a sua existência. Iniciativas como reconhecimento no ambiente de trabalho, respeito às práticas religiosas pessoais e estímulo ao voluntariado contribuem para elevar o bem-estar espiritual.
Bem-estar financeiro
O bem-estar financeiro engloba todos os elementos ligados às finanças, como estratégias para administrar os recursos e garantir que eles cresçam de forma eficaz. É caracterizado pela sensação de segurança financeira, presença de um planejamento financeiro sólido e controle das despesas, sem causar estresse emocional.
Bem-estar ocupacional
Está relacionado ao trabalho e à felicidade que ele proporciona. Diz respeito ao entusiasmo pela carreira, à realização e o propósito no trabalho, à satisfação com a remuneração e com os benefícios oferecidos pela empresa, assim como com os valores que ela promove.
Bem-estar social
O bem-estar social engloba os relacionamentos interpessoais, as conexões no ambiente profissional e o senso de pertencimento a uma comunidade de maneira positiva. Além das amizades e da família, líderes e colegas de trabalho também são elementos importantes nesse aspecto.
Bem-estar intelectual
Envolve a busca por conhecimento e atividades criativas que promovam o aprendizado. Práticas como leitura, dança, culinária, esportes e educação são exemplos que contribuem para esse aspecto do bem-estar holístico.
Bem-estar ambiental
O bem-estar ambiental diz respeito à sensação das pessoas em relação ao ambiente ao seu redor, considerando aspectos como segurança, saúde e conforto, tanto na esfera pessoal quanto profissional.
Ao priorizarmos o bem-estar holístico, não apenas melhoramos a qualidade de vida dos colaboradores, mas também fortalecemos o espaço físico e virtual da empresa como um ambiente acolhedor e produtivo, criando uma cultura organizacional que valoriza o equilíbrio e o bem-estar em todas as esferas da vida.
O ROI do Bem-Estar 2024, pesquisa global do Wellhub que oferece insights sobre o Retorno sobre o Investimento (ROI) do bem-estar corporativo, realizada com 2.000 líderes de RH, em 9 países, aponta que, no Brasil, 99% das empresas que medem o ROI dos programas de bem-estar, observaram retornos positivos dos investimentos. Além disso, 91% desses líderes consideram os programas de bem-estar muito ou extremamente importantes para a aquisição de talentos.
Outro ponto relevante é que 95% dos líderes de RH notam uma redução significativa nos afastamentos e licenças médicas como resultado da implementação de benefícios abrangentes. Além disso, 30% dos líderes de RH dizem que o seu programa de bem-estar reduziu o número médio de dias de licença médica em pelo menos cinco dias, (uma semana de trabalho completa) e 93% relatam que seus programas contribuem para a redução dos custos com despesas de saúde.
Fica evidente que programas de bem-estar corporativo não só beneficiam os colaboradores individualmente, mas também traz vantagens claras para as empresas, contribuindo para a atração e retenção de talentos, aumento da satisfação e produtividade da força de trabalho, redução de custos com saúde e afastamentos, e, consequentemente, para o sucesso e crescimento sustentável da organização como um todo.