netLex, de gestão de contratos, levanta R$ 126 milhões com Riverwood Capital


Startup pretende aprimorar ferramentas e ampliar presença internacional A startup netLex, especializada em gestão de contratos (Contract Lifecycle Management – CLM), anunciou uma rodada de R$ 126 milhões nesta quarta-feira (17/7), liderada pela Riverwood Capital — é o maior aporte em uma startup do nicho na América Latina. Com o montante, a empresa pretende aprimorar o desenvolvimento de produtos.
“Vamos usar o capital para continuar trazendo inovações aos nossos clientes, focando em inteligência artificial para otimizar todas as etapas do ciclo de vida dos contratos”, diz Flávio Ribeiro, CEO e fundador do netLex.
A inteligência artificial está no radar dos fundadores para o aprimoramento dos serviços oferecidos. A empresa acredita que a tecnologia será um divisor de águas para o CLM. “Hoje há muito trabalho repetitivo — isso será completamente alterado pela IA”, afirma Ribeiro. De acordo com ele, a adoção de IA pode ajudar os clientes a economizar milhões, além de melhorar o ambiente de governança das corporações.
A tecnologia do netLex é utilizada em diversos departamentos de uma empresa, como jurídico, suprimentos e vendas, em todas as etapas, da criação à assinatura dos contratos. A ferramenta ainda gera insights a partir da captura automática dos dados contratuais.
“Toda empresa compra e vende, portanto, toda empresa utiliza contratos. Os contratos são as ‘regras do jogo’ que governam essas relações. Contratos bem elaborados e gerenciados permitem negócios mais eficientes”, comenta Ribeiro.
A empresa atende a clientes como Ambev, Samsung, iFood e Localiza, além de mais de 100 entre as 500 maiores empresas do Brasil. Hoje, o netLex já atua também em países como Colômbia, Argentina, Chile, México, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, França, Alemanha e Noruega. Parte do valor captado na rodada também deve ser utilizada para ampliar a presença internacional.
Leia também
“O foco crescente em automação e governança impulsionou significativamente a adoção de soluções CLM pelas empresas. Acreditamos que os contratos estão no centro de uma grande transformação através da IA, o que irá acelerar ainda mais a adoção de soluções CLM”, afirma Francisco Alvarez-Demalde, cofundador e sócio-gerente da Riverwood Capital.
Com a negociação, Gustavo Pinheiro, da Riverwood Capital, se juntará ao conselho de administração do netLex. “O netLex oferece um produto de classe mundial que conquistou a confiança das maiores empresas do Brasil. Estamos entusiasmados em nos associar a esta equipe excepcional, neste momento importante de expansão para novos mercados e integração de funcionalidades poderosas à plataforma”, diz.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!

Source link