Metas de vendas: como criar um plano para atingir os objetivos financeiros do seu negócio | Gestão

Entre as hipóteses para o resultado, estão falta de processos, metas desalinhadas com o objetivo macro das empresas, e pouca integração com a área de marketing. “Ainda que 66% dos profissionais afirmem que ter processos bem definidos é o mais importante para garantir resultados, quase 70% responderam não ter de fato”, diz Erika Tornice Lopes, CRO da RD Station.

O empreendedor deve apostar em dados para ser assertivo ao criar metas. “A primeira coisa é o desempenho dele no ano anterior, considerando o faturamento e quais foram os itens mais vendidos. É importante entender o que deu mais certo e o que deu mais errado”, explica Esmeralda Queiroz da Cruz, consultora de negócios do Sebrae-SP. “Também é importante analisar a economia e como está o setor dele especificamente — e se está passando por uma crise, por exemplo. Caso seja um momento delicado, a meta deve ser de sobrevivência, para que o empreendedor continue pagando suas contas.”

Com o plano pronto e as ações em prática, o empreendedor deve monitorar os resultados e analisar se é necessário fazer alguma mudança na operação. “Todos os negócios devem fazer isso porque existem variações no mercado que afetam a economia e que o empreendedor não tem controle algum, como a pandemia do coronavírus, a guerra da Ucrânia, a desvalorização do real frente ao dólar”, diz Gabriel.

“É dessa forma que o empreendedor vai ganhando cada vez mais conhecimento. Assim, com as informações de mercado, ele constrói metas de vendas cada vez mais realistas e que podem ser atingidas”, afirma. Caso as vendas cresçam, o empreendedor pode pensar em aumentro estoque e contratação de pessoal. Porém, se o cenário pessimista estiver se consolidando, ele deve pensar em ajustes de custo e despesas.

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