Mercado pet: pequenos negócios são preferência dos consumidores; veja como ter sucesso no segmento | Gestão

O mercado pet no Brasil registrou um crescimento de mais de 180% nos últimos 10 anos, saindo de um faturamento de R$ 24,3 bilhões, em 2013, para R$ 68,7 bilhões, em 2023. No ano passado, as pequenas e médias empresas (PMEs) foram responsáveis por metade da movimentação no mercado, de acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB).

Para Vanessa Lima, consultora de negócios do Sebrae-SP, o crescimento dos pequenos negócios no mercado pet é resultado da busca dos consumidores por manter uma relação mais próxima entre o animal e os profissionais que o atendem. “A relação entre os tutores e os animais mudou. Vemos uma busca crescente por tudo o que colabore para o bem-estar do pet. A proximidade com os profissionais da área, que costuma ser encontrada em pequenos negócios, é um exemplo disso”, aponta.

De acordo com o estudo, para 30% dos consumidores que compram de pequenos negócios do setor pet, o atendimento ao cliente é um dos fatores que exerce maior influencia na escolha. Nesse sentido, Lima lembra que, para manter um diferencial na relação com o consumidor e uma conexão com os clientes, é necessário cuidar da gestão de pessoas, ou seja, manter bons colaboradores e evitar a rotatividade de funcionários.

Apesar do crescimento do mercado, alguns serviços ainda são considerados difíceis de ser encontrados. Para os clientes de pequenos negócios, faltam ofertas de serviços como plano de saúde (para 31% dos consumidores), adestramento (20%), telemedicina (19%), especialização veterinária (10%) e plano funerário (7%).

“Se você já oferece serviço de banho e tosa, por exemplo, pode ser interessante pensar em como melhorar a experiência e o bem-estar do animal, com mudança na luz, massagem ou serviços relacionados à estética, por exemplo”, conclui Lima.

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