MDIC fecha parceria com Amazon Brasil para impulsionar exportações de MPMEs | Economia

Fortalecer a cultura exportadora entre os empreendedores brasileiros e facilitar o acesso ao mercado internacional é o objetivo de um acordo firmado na terça-feira (2/7), pela Amazon Brasil e a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC). O foco das ações serão as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

A parceria ocorreu por meio do chamamento público aberto pela Secex (nº 02/2023), em 4 de dezembro de 2023, em que a Amazon Brasil propôs ações de estímulo à exportação de empresas brasileiras. “Trata-se de modelo de chamamento permanente (não concorrencial), sem transferência de recursos entre os envolvidos. Dessa forma, toda empresa interessada pode apresentar suas propostas para apoiar a Política Nacional de Cultura Exportadora – PNCE”, explica o MDIC em nota.

A Amazon Brasil já oferece o programa Vendas Internacionais para facilitar o acesso das empresas brasileiras ao mercado internacional. A organização tem mais de 78 mil vendedores parceiros no Brasil, sendo 99% MPMEs. “Mais de 4% desses vendedores exportam seus produtos por meio do nosso programa”, disse Daniel Mazini, presidente da Amazon no Brasil, durante a assinatura do acordo. “Acreditamos que a internacionalização é fundamental para o crescimento das MPMEs e para o fortalecimento da economia do país.”

O prazo de vigência do acordo é de 30 meses, com sete ações previstas:

  • Reuniões semestrais entre a Secex e a Amazon Brasil para endereçar as oportunidades e os desafios encontrados por empresas que desejam exportar por e-commerce;
  • Amazon compartilhará com a Secex conteúdo técnico gratuito para ser utilizado em ações educacionais da Política Nacional de Cultura Exportadora;
  • Divulgação para vendedores parceiros da Amazon Brasil de ações da Secex no âmbito da Cultura Exportadora, incluindo a busca por linhas de crédito, programas educacionais sobre exportação e políticas públicas de facilitação da exportação;
  • Participação institucional de representantes de governo em iniciativas da Amazon Brasil para educar vendedores sobre a exportação via comércio eletrônico, visando compartilhar informações sobre políticas públicas já existentes;
  • Participação da Amazon Brasil em edições futuras do programa Elas Exportam, para dialogar sobre as habilidades, conhecimentos e oportunidades que envolvem a exportação;
  • Realização em ambiente virtual de mesa redonda com a Secex e empresas lideradas por mulheres e que exportam por meio da Amazon Brasil, com a finalidade de estimular o diálogo sobre a realidade dessas empresas, suas histórias de sucesso com a exportação, e sua experiência ao levarem produtos a consumidores de fora do País;
  • Evento presencial ou virtual que promova a cultura exportadora, com convite a empesas brasileiras que exportam por meio do Programa de Vendas Internacionais, para que elas possam compartilhar as oportunidades que a exportação representou. 

Segundo o MDIC, a primeira reunião será realizada em um mês. Os treinamentos ocorrerão nos próximos nove meses. A pasta não explicou como as pequenas empresas terão acesso às ações. “Tão logo tenhamos o planejamento finalizado, divulgaremos esses detalhes”, afirma o ministério.

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