Marcas pegam carona no ouro da judoca Beatriz Souza, que ganha mais de 1 milhão de seguidores
Conquista virou tema de publicidade e gancho para promoções, mobilizando de telefônicas a redes de supermercados e grupos de moda Momentos depois de a judoca Beatriz Souza garantir o primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas de Paris, a atleta superou a marca de 1 milhão de seguidores no Instagram e a conquista virou tema de campanha de diversas ações de marketing na tarde desta sexta-feira.
A Vivo, por exemplo, apostou no mote “Tem judô, tem medalha do Brasil! Ouro em Paris”. A cerveja Corona, patrocinadora das Olimpíadas, usou as redes sociais para dizer “Garantir as 3 medalhas no judô= Momentos de Ouro”.
A peça da cervejaria faz alusão as conquistas do esporte em Paris, como a prata de Willian Lima e o bronze de Larissa Pimenta.
O Pão de Açúcar aproveitou a vitória para “comemorar com adega cheia!”. Para isso, lançou a promoção “vinho com até 50% off”.
Beatriz, que já ganhou medalhas no mundial e nos Jogos Pan-Americanos, é uma das atletas patrocinadas pela Petrobras. A estatal, por exemplo, está investindo R$ 14,3 milhões em 55 atletas, uma alta de 43% em relação aos R$ 10 milhões dos Jogos do Japão, em 2021.
Pesquisa da PwC projeta alta de 4,2% nas receitas com entretenimento e mídia neste ano ante 2023. A Havaianas, por exemplo, fez um trocadilho com o nome da atleta para vestir a sandália com a faixa preta e dizer “É ouro e todo mundo saBIA”.
— Bia Souza emocionou o país com o seu jeito carismático, simples e que muitos brasileiros se identificam. Ser espontânea, natural e propiciar o primeiro e mais do que esperado ouro ao Brasil nos jogos olímpicos, fizeram sua rede social escalar. Começar o dia com 19 mil seguidores e ganhar mais de 1 milhão de seguidores, demonstra a força da rede social — ratifica Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo.
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A Samsung também aproveitou a conquista no judô. A ação de marketing, que utiliza o novo smartphone dobrável da marca, o Z Flip 6, traz o mote “Ippon!,é o primeiro ouro do Brasil”, em alusão à pontuação máxima no esporte. A empresa, que patrocina a skatista Rayssa Leal, aproveitou seu bronze para postar um TBT em seu perfil na rede social.
As conquistas mais recentes também entraram no mote publicitário. Na manhã desta sexta-feira, quando a seleção masculina de vôlei venceu o Egito, a Hemmer brincou “É impressão minha ou teve embalagem de mostarda hemmer voando, sacando e bloqueando em quadra?”
Rebeca já tem patrocínios para depois de Paris
A ginasta Rebeca Andrade, por exemplo, ganhou ação da Riachuelo após a conquista da prata. Na ação, a varejista pede para compartilhar o post e ter um “agosto de ouro”.
A ginasta Rebeca Andrade durante as Olímpiadas 2024
Jamie Squire/Getty Images
Rebeca, que pode se tornar a maior medalhista olímpica do Brasil, é uma das campeãs de publicidade. A atleta tem contratos com empresas como Medley, Hemmer, Docile, adidas, Panasonic, Nivea, Intimus, Havaianas, Invisalign, Sankhya, Volvo, Panam Sports, Parmalat Wheyfit e Vult.
Recentemente, Rebeca foi homenageada com a versão de uma boneca Barbie. Além disso, a atleta já tem três patrocínios fechados para depois dos Jogos de Paris-2024.
— Atletas de alta performance transmitem atributos importantes, como saúde, bem-estar e superação, e são figuras que podem promover transformação social em uma ponta e conversão na outra — , explica Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.
A Corona Cero também usou a foto do surfista Gabriel Medina que parece voar durante uma das etapas do campeonato de surfe no Taiti em um outdoor no Rio de Janeiro, por exemplo.
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