Mapa de Oportunidades e Inteligência da ApexBrasil ajudam empresários a conquistar mercado internacional | Exporta Brasil
São inúmeros os programas e iniciativas oferecidos pela agência que podem auxiliar nessa jornada para desbravar novos territórios. Por meio do Mapa de Oportunidades, por exemplo, os empresários encontram possibilidades de negócio em mais de 100 países. A partir do cruzamento de dados de competitividade do Brasil e da demanda dos mercados internacionais, é possível identificar novas oportunidades para as exportações brasileiras e avaliar o posicionamento estratégico por mercados de produtos já exportados.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, ressalta que os micro e pequenos empresários que têm um negócio, ao perceberem o seu potencial exportador, devem sonhar em ir “além de nossas fronteiras”.
“E depois de sonhar, claro, devem planejar, se informar, estudar os mercados que podem alcançar. E aí entra a ApexBrasil, que pode ajudar a enxergar os melhores caminhos, os desafios e as oportunidades. Inclusive, se você tem dúvidas se o seu produto é exportável, consulte a ApexBrasil. Muitas vezes você tem um produto que pode ser desejado lá fora, em outros mercados, e não sabe disso”, afirma Viana.
O presidente da agência ressalta, entretanto, que o sucesso na exportação depende, antes de tudo, do empenho do empresário e de sua equipe. “Para exportar, as empresas normalmente precisam se adaptar, estabelecendo preços internacionais, criando novas estratégias de marketing, traduzindo materiais e investindo tempo em negociações com compradores. Havendo tal empenho, toda e qualquer MPE com produto ou serviço exportável pode se tornar ‘padrão exportação’ e obter sucesso em mercados internacionais, com ganhos também no mercado interno”, reforça Viana.
Mapeamento de oportunidades
Também no site da agência, é possível acessar painéis, estudos e webinars e conhecer mais sobre os mercados que podem ampliar negócios internacionais. A área de Inteligência da ApexBrasil atua na coleta e análise de informações de dados essenciais para que as empresas brasileiras de diversos setores da economia identifiquem e conheçam os mercados de interesse para a exportação de seus produtos e serviços.
Para a produção e atualização dos painéis, dos estudos e demais produtos, a Inteligência realiza visitas técnicas aos mercados e utiliza bases de dados confiáveis, que produzem informações sobre macroeconomia, setores econômicos, investimentos estrangeiros, comércio exterior e acesso a mercados. Aliadas às análises de uma equipe altamente qualificada, resultam em insights para a correta tomada de decisão pelas empresas brasileiras.
No ano em que o Brasil preside o G20, grupo que reúne países com as maiores economias do mundo, a ApexBrasil, publicou, por exemplo, o Perfil de Comércio e Investimentos dos países G20. Trata-se de um material que reúne tendências e oportunidades de exportação para países do grupo, que inclui os principais parceiros comerciais do Brasil, como China, Estados Unidos, Argentina e outros.
O estudo foi elaborado para auxiliar os empreendedores brasileiros a alcançarem os maiores mercados. No documento, a Agência identificou 9.413 oportunidades de exportações brasileiras para o grupo. Por exemplo, na Argentina foram encontradas 2.068 oportunidades; nos Estados Unidos, 971; África do Sul, 582; entre outras milhares de possibilidades.
Igor Celeste, gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, aponta que o G20 é um grupo diverso, com países que têm perspectivas diferentes de crescimento, mas que representa cerca de 85% do PIB mundial e mais de 75% do comércio no mundo. “O grupo envolve dois terços da população global”, salienta ele, reforçando a importância de diversificar a pauta exportadora para atender o mercado.
“Cinquenta por cento de tudo o que o G20 compra do mundo vem de países com quem ele já tem acordos comerciais. O Brasil precisa estar mais presente nesse sentido”, analisa Celeste.
Desafios ao mirar no exterior
De acordo com Celeste, os micro e pequenos empresários que buscam exportar para países do porte do G20 e outras nações precisam estar atentos a quatro principais desafios. A primeira necessidade para quem quer exportar hoje, segundo o executivo, é estar em linha com o imperativo da sustentabilidade. “A transição climática e o crescimento da temperatura no mundo impactam o comércio entre os países”, ressalta ele. Conforme o gerente de Inteligência de Mercado, o futuro do comércio internacional traz alguns desafios, e questões relacionadas à proteção ambiental estão no centro do debate.
Celeste destaca ainda que, no contexto das oportunidades, há outros três pontos nos quais o exportador precisa focar: a transformação tecnológica — com a inteligência artificial impactando a economia global; a equidade social e racial — com temas como o empoderamento feminino e o crescimento demográfico no continente africano; e o envelhecimento populacional — que amplia a centralidade do setor de saúde nos debates.