LeBron James, astro do basquete que enfrenta o Brasil hoje, também faz sucesso nos negócios | Negócios

Nesta terça-feira (6/8), a seleção brasileira masculina de basquete enfrentará o time dos Estados Unidos às 16h30, pelo horário de Brasília, nos Jogos Olímpicos de Paris. O vencedor da disputa garantirá uma vaga nas semifinais. A equipe estadunidense é formada por atletas de peso, incluindo LeBron James, que faz parte do Los Angeles Lakers.

Segundo o Billionaire Index, da Forbes, a fortuna de James é estimada em US$ 1,2 bilhão — o atleta foi o primeiro jogador ativo da National Basketball Association (NBA) a se tornar bilionário, com patrimônio líquido estimado de US$ 1 bilhão, em junho de 2022. O valor vem tanto de seu salário como atleta, quanto de parcerias com empresas e iniciativas de empreendedorismo.

Aos 39 anos, ele fundou a produtora The SpringHill ao lado de Maverick Carter, em 2020, depois de captar US$ 100 milhões com as empresas Guggenheim Partners LLC, UC Investments, News Corp. e SC.Holdings. A organização ainda fez parcerias com empresas como Disney e Nike.

Na época, o atleta e empresário afirmou que o objetivo da plataforma era dar controle criativo para pessoas negras, “que por muito tempo foram iludidas pela mídia”. Um dos destaques é a produção do filme “Space Jam: Um Novo Legado”, estrelado pelo próprio LeBron James.

Em abril deste ano, a The SpringHill lançou uma coleção de produtos de beleza masculina inspirada em “The Shop”, programa de televisão que apresenta entrevistas com atletas, celebridades e pessoas influentes. Em uma barbearia, os convidados discutem temas variados como cultura pop e educação superior.

A ideia de criar uma linha de cuidados pessoais masculinos surgiu em 2021. Em entrevista ao Business Insider, Carter disse que os consumidores jovens dispostos a ignorar os estereótipos que cercam os cuidados pessoais masculinos ajudaram a impulsionar esse crescimento. “Você pode realmente ser quem você sente que quer ser”, disse o sócio de LeBron.

Em 2011, James comprou uma participação de 2% do Liverpool FC, o estimado clube da Premier League inglesa, por cerca de US$ 6,5 milhões. Cerca de 10 anos depois, adquitiu parte do Fenway Sports Group — empresa controladora do Liverpool FC — para se tornar um dos donos do Boston Red Sox, time norte-americano de beisebol.

O atleta também é sucesso nos negócios quando se fala em parcerias com marcas com que trabalhou. Um exemplo é a Nike, que o contratou para um contrato de sete anos no valor de US$ 93 milhões assim que ele deixou o ensino médio para se tornar profissional. Esportista e empresa fecharam um contrato vitalício em dezembro de 2015.

O Instagram também é uma fonte de renda para James — que possui 159 milhões de seguidores na rede social. O The Hustle estima que ele ganhe cerca de US$ 428 mil por postagem patrocinada.

Source link