Inteligência artificial se expande nas franquias nos EUA; saiba como usar no seu negócio | Franquias
Implementar soluções de IA no negócio passa, primeiro, pelo conhecimento da pessoa que está à frente da empresa. “Se você é líder, será difícil tomar boas decisões se você não souber usar IA com as suas próprias mãos”, alertou Scott Klososky, fundador da consultoria Future Point of View, em uma das últimas palestras da Convenção. Klososky explicou o conceito da inteligência híbrida: a união da mente humana, que deve saber lidar com ferramentas de IA; com a mente sintética, ou seja, a “caixa” das ferramentas que aumentam as competências humanas.
Dominados os conceitos básicos, empreendedores precisam mapear em quais pontos da gestão do negócio a IA pode ajudar. “Eleja os casos de uso da IA e pergunte: a tecnologia vai ser usada? Quais serão os KPIs [indicadores-chave de desempenho]? Ao automatizar tarefas, quanto tempo vai liberar para a equipe? Qual valor será gerado para o negócio”, enumerou Raphael Rajan, cofundador e CEO da EZee Assist, consultoria que estrutura sistemas de IA para atendimento ao franqueado.
Marketing: geração de conteúdo (redes sociais, e-mails, apresentações), análise de desempenho de campanhas, personalização da experiência do cliente, gerenciamento de reviews e de reputação digital, otimização de campanhas de mídia.
Independentemente do caminho, o empreendedor deve se preparar, treinar o time e calcular investimentos. “Dedique uma parte do orçamento de tecnologia para isso. Entre 15% e 25% do budget de pesquisa e desenvolvimento devem ser gastos em experimentos com IA”, disse Dennis Leskowski, diretor de tecnologia da rede de escolas de natação Goldfish Swim School. “E saiba que projetos dão errado. Deem esse espaço às pessoas”, avisou.