Guia prático lançado pela Phomenta e Bancorbrás
Diferente do que muitos pensam, inovação não é relacionada apenas com tecnologia. Confira o Guia para Inovar no Terceiro Setor idealizado pela Phomenta e Instituto Bancorbrás:
Com a finalidade de criar novas abordagens, processos e soluções para desafios específicos, a inovação pode ser muito útil na rotina das organizações do Terceiro Setor. Nesse sentido, a Phomenta em parceria com o Instituto Bancorbrás desenvolveu a Trilha de Inovação no Terceiro Setor, um programa destinado a capacitar OSCs sobre como inovar de maneira eficaz e sustentável. Este programa teve início em julho do ano passado e culminou no lançamento de um e-book.
A Trilha de Inovação foi uma iniciativa conjunta da Phomenta, Portal do Impacto, Instituto Bancorbrás e Bancorbrás Social e incluindo um workshop, uma série de textos educativos no Portal do Impacto, e o e-book
“Guia para inovar no Terceiro Setor” que foi lançado nesta terça-feira, dia 30 de janeiro.
De forma prática e acessível, este guia explora etapas da inovação, traz um glossário com os principais termos utilizados na área, destaca a importância da empatia na inovação, além de detalhar os ciclos de inovação, como descoberta, definição e prototipação. Além disso, o e-book também busca desmistificar que a inovação é relacionada apenas com tecnologia e é aplicada somente em grandes projetos e instituições. Ele mostra que, com o conhecimento adequado sobre o tema, os profissionais do Terceiro Setor podem experimentar as soluções de forma rápida, econômica e simples, e já seguir para a próxima.
Empatia como ferramenta na inovação
Anteriormente, o Portal do Impacto já destacou a
Entrevista de Empatia como ferramenta para entender o público-alvo das OSCs e suas reais necessidades. Reforçando esse ponto, devido a sua importância, o e-book trata de empatia como um pilar central no ciclo da inovação, incentivando os gestores a adotarem uma postura de aprendizes e a escutarem ativamente as necessidades das partes interessadas.
Ciclos de Inovação
Os Ciclos de Inovação são processos iterativos que promovem o aprimoramento contínuo das soluções e facilitam a criação, desenvolvimento e implementação de novas ideias. Esses ciclos são compostos por quatro etapas principais:
- Descoberta: exploração aprofundada dos desafios e necessidades;
- Definição: síntese das informações coletadas e identificação do problema a ser resolvido;
- Ideação:
geração de ideias para solucionar o problema identificado; - Prototipação: teste das ideias de forma rápida e econômica.
Para expandir, o guia também explora outras metodologias práticas para fomentar a inovação dentro das organizações. É crucial entender que, mais importante do que acertar de primeira, é criar uma cultura de inovação que valoriza o aprendizado contínuo, mesmo diante de mudanças que não sejam imediatamente bem-sucedidas.
Depois desta breve apresentação sobre o Guia para inovar no Terceiro Setor, nós te convidamos a acessar a página do e-book para conferir o documento completo.