Fundo, aceleração e mídia: Grupo Boticário anuncia iniciativas para promover empreendedorismo feminino | Negócios
Até então, o fundo, que financia as atividades do Instituto Grupo Boticário, era abastecido apenas pelo próprio Grupo Boticário, por meio de repasse de parte do Investimento Social Privado (ISP), que corresponde a 1% da receita líquida da companhia. “O valor [do fundo] é direcionado a todas as frentes de Sustentabilidade e ESG da empresa: ambiental, D&I, governança e impacto social, Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário”, explica Fabiana De Freitas, VP de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário.
“Queremos muito mais inscritas e formadas, e estamos trabalhando duro para isso, cada mulher que se inscreve é mais uma mulher que pode aprender, ter uma profissão, trazer mais renda para sua família e se sentir realizada – é isso que queremos, nosso foco é muito potente neste programa e a satisfação em ver tudo isso e o que mais podemos fazer é o grande motor que nos move”, diz Freitas.
De acordo com ela, o site do projeto poderá ser acessado pelos doadores a qualquer momento, e apresentará “informações detalhadas” sobre a gestão dos recursos. “Importante reforçar que todos os valores, iniciativas realizadas e toda prestação de contas serão, também, anualmente verificados por auditoria externa”, diz.
Além do fundo, O Grupo Boticário está promovendo ações para valorizar empreendedoras que já atuem em seu ecossistema, como franqueadas, revendedoras ou beneficiadas dos cursos. Atualmente, mulheres são donas de 63% das unidades franqueadas de O Boticário, e seis delas terão seus nomes estampados na fachada, ao lado da marca.
A empresa anunciou, ainda, um hub de aceleração, em parceria com a Ago Social, para potencializar negócios de beleza que tenham sido fundados por mulheres, e que atuem no entorno das áreas corporativas do Grupo Boticário. As inscrições serão abertas no próximo mês de dezembro, por meio de um edital. O objetivo é selecionar dez empresas, que passarão a contar com mentorias e incentivos a partir de março de 2025.