Funcionário é cancelado na internet após briga, mas chefe viraliza ao defendê-lo: ‘Somos todos humanos’ | Gestão
A cultura do cancelamento, comum nas redes sociais, busca boicotar pessoas, marcas ou eventos por condutas consideradas inadequadas. Recentemente, Nigel Ford, funcionário da Green Pines Media, organização que apoia artistas carentes a monetizar seus trabalhos, enfrentou essa situação. Após um vídeo dele em uma briga por vaga de estacionamento viralizar, milhares de pessoas pediram sua demissão. No entanto, sua chefe, Deena Saunders, decidiu defendê-lo em um vídeo publicado no TikTok, em agosto, que já contém mais de 4 milhões de visualizações e 350 mil curtidas.
As leis trabalhistas da Califórnia, onde o incidente ocorreu, permitiriam que Saunders demitisse Ford por justa causa. No entanto, ela escolheu não julgá-lo por um vídeo embaraçoso nas redes sociais, mas sim pelo caráter que conhece no dia a dia.
“Estamos tentando fazer negócios de uma forma diferente, da maneira como eu gostaria que nossa sociedade, cultura e outros empregadores agissem. Somos todos humanos”, disse Saunders ao Business Insider.
Ela descobriu o vídeo por meio do marido, após ele ser compartilhado por Danesh, um criador de conteúdo com 1,9 milhão de seguidores, conhecido por expor pessoas que se comportam mal em público. O vídeo, inicialmente postado no TikTok por uma mulher chamada Manuela, envolvida na briga, viralizou rapidamente.
No vídeo, Ford aparece encostando no carro durante a discussão, enquanto duas mulheres o chamam de “louco”. Uma delas provoca: “Onde quer que você trabalhe, vão adorar isso”, sugerindo que ele seria punido.
Contudo, Saunders disse que Ford é geralmente “educado” e “um cara legal”. Após o incidente, ela o procurou para entender o ocorrido, e Ford, envergonhado, pediu desculpas por ter perdido a calma. “Resolvemos a situação internamente, e ficou tudo bem”, explicou Saunders, ressaltando que sua empresa prioriza “as pessoas antes dos lucros”.
Por conta disso, ela menciona que recebeu e-mails exigindo a demissão do funcionário, com alguns ameaçando boicotar a empresa se isso não acontecesse. Ford também respondeu publicamente, postando um vídeo em seu instagram. Ele pediu desculpas à mulher no carro por reagir “mal” e disse que queria assumir a responsabilidade.
A Saunders-Green recebeu elogios de internautas por sua postura.” Essa é a resposta mais autêntica, humana e genuína que já vi neste aplicativo”, comentou um usuário.