Ex-vendedor de loja faz carreira de influenciador digital com personagens inspirados na rotina do varejo
Elizeu França acumula quase 700 mil seguidores no Tiktok e 823 mil no Instagram e vive exclusivamente da internet Três meses depois de resolver usar sua experiência no varejo para produzir conteúdos para internet, Elizeu França, 31 anos, conseguiu seu primeiro vídeo viral, com 11 milhões de visualizações. No post, publicado em março do ano passado, ele interpreta um vendedor que responde com ironia às perguntas comuns de clientes, como “Esta camisa tem de outra cor?” ou “Onde fica o provador?”.
Retratando a rotina de uma loja sob a perspectiva de diversos personagens, o influenciador construiu uma audiência fiel e hoje acumula quase 700 mil seguidores no Tiktok — com 25 milhões de views — e 823 mil no Instagram.
França não revela quanto fatura, mas, com uma média de 2 milhões de visualizações por vídeo, diz que vive exclusivamente da internet. Entre as fontes de renda estão a monetização dos vídeos, parcerias com marcas — já trabalhou com Mercado Pago, Kwai, Carrefour e a rede de restaurantes Johnny Rockets, por exemplo — e até palestras motivacionais em lojas e estabelecimentos de varejo na região de Cariacica (ES), onde nasceu e mora.
Nos vídeos que posta, o influenciador interpreta mais de 25 personagens, todos inspirados em suas experiências como vendedor e nas histórias de seus seguidores. Os mais famosos são a cliente Walquíria Crazy, o atendente regional Oswaldo e a gerente de loja Dani.
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França começou no varejo aos 20 anos, quando uma amiga o incentivou a trabalhar em uma loja de departamento. Ficou lá por nove anos. Entrou para fazer atendimento, depois cuidou da área de calçados e chegou a gerenciar 15 unidades e liderar o time de visual merchandising, mas saiu do emprego para criar conteúdo em 2020.
Primeiro, tentou as áreas de maquiagem e moda. Quando resolveu apostar na própria experiência para fazer humor, o sucesso veio. “As pessoas passaram a se identificar com as histórias e com as situações que eu retratava”, diz.
Para fazer roteiro, organizar maquiagem e figurino, filmar e editar, França leva um dia. “Quando penso em uma história, logo a escrevo. Sempre busco trazer drama, humor e situações embaraçosas ao mesmo tempo”, conta. “Faço tudo sozinho — edição, roteiro, dramatização — e, apesar de ser um processo independente, é um verdadeiro prazer essa construção.”
Como seus vídeos são irônicos, alguns seguidores acabam utilizando a temática para atacar outros vendedores. “Quando eu estou com tempo ou vontade, respondo os comentários. Mas, em geral, eu ignoro porque entendo que quem comenta aquilo, que fica incomodado, é cliente que se identifica com as atitudes. Acredito que é natural esse tipo de comentário, e eu já relevo agora.”
Para o futuro, ele pretende dedicar mais tempo às palestras, que começou a oferecer há dois meses. “Quero ser uma figura que motiva os colaboradores. Meu objetivo é continuar levando alegria e humor para as pessoas, mostrando que a vida no varejo, apesar de desafiadora, pode ser divertida e inspiradora”, finaliza.
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