Ex-jogadores de futebol empreendem com steakhouse e crescem com franquias | Franquias
Os ex-jogadores de futebol Fabio Simplício e Wellington Santos, conhecido como Branquinho, levaram uma parceria dos gramados para o mundo dos negócios. Os dois são donos do grupo Santos&Simplício, responsável pela rede de restaurantes SK Steakhouse, que cresce com franquias, o salão de beleza Unique Beauty e a academia de futebol BS Soccer. Juntas, as empresas faturaram R$ 4,1 milhões em 2023, e a projeção é crescer 15% em 2024.
Simplício, hoje aos 44 anos, jogou em clubes como São Paulo, Parma e Roma, encerrando sua carreira esportiva em 2016 pelo Batatais (SP). Já Branquinho, 41, passou por times como Botafogo, Athletico e Bahia, terminando o ciclo em 2021 pelo São José (SP).
Quando jogaram juntos no Cerezo Osaka, no Japão, em 2012, decidiram que queriam ter um negócio juntos. Eles chegaram a empreender como franqueados de uma marca em 2018, mas não tiveram uma boa experiência. “Não entregaram nada do que prometeram, não davam suporte. Tivemos um baita prejuízo”, conta Branquinho.
Em 2020, resolveram criar a própria empresa, a partir do aprendizado que tiveram na experiência anterior. Em novembro daquele ano inauguraram a SK Steakhouse, em São José do Rio Preto (SP). A casa é especializada em comida caseira, inspirada nas steakhouses norte-americanas.
A marca trabalha com cortes diferenciados, como assado de tira, prime rib e t-bone, e faz sucesso com pratos compartilhados. “Além da picanha e do filé mignon, que sempre vendem bem”, afirma. O cardápio também tem executivos, petiscos e chope.
“Fomos aprendendo a fazer e percebemos que tínhamos capacidade de tocar nossa própria marca. Resolvemos fazer tudo ao contrário do que era feito pela marca anterior para ajudar o nosso futuro franqueado”, diz Branquinho.
Conforme o negócio foi se desenvolvendo, os empreendedores viram a oportunidade de expandir e, no final de 2022, formataram para franquia. A executiva Ketlen Santos é quem fica à frente da parte administrativa do empreendimento.
Hoje, a SK Steakhouse tem duas unidades, sendo uma franquia no shopping Dom Pedro, em Campinas (SP). A meta é ter cinco lojas até o fim do ano. O investimento inicial para se tornar um franqueado é a partir de R$ 350 mil, com retorno estimado em 36 meses.
Guia de franquias
Busque e compare as melhores franquias para você investir
Preencha ao menos uma das opções abaixo: