Ex-executiva funda marca de calçados aos 50 anos e fatura R$ 2 milhões | Mulheres Empreendedoras

Laura Gaspari já tinha uma grande bagagem profissional quando iniciou uma empresa de calçados. “Tive a oportunidade de ter acesso a diferentes negócios, tanto como executiva quanto franqueada, mas sempre quis desenvolver a minha própria marca”, afirma a empreendedora de 53 anos. O desejo virou realidade em 2019, por meio da Tramadie, de sandálias espadrilles que vende por e-commerce próprio e em uma loja física na cidade de São Paulo. No ano passado, a marca faturou R$ 2 milhões.

A opção pelas espadrilles — o calçado é uma espécie de alpargata, normalmente feito de lona ou tecido e com solado de corda — veio por observar como o produto era consumido em países da Europa, e por ser um item que pode ser trabalhado no conceito de slow fashion. “Lançamos novidades três ou quatro vezes por ano, mas não dependemos de criar uma coleção completa. Apesar de ser um produto com cara de primavera e verão, sempre tem um lugar em que as temperaturas estão mais altas”, afirma Gaspari.

Nascida em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, Gaspari se mudou para a capital paulista quando tinha apenas um ano de idade. Já adulta, passou por diversas empresas do setor de alimentação, onde atuou como gerente e diretora. Em 2004, iniciou sua trajetória como franqueada de foodservice.

“Ainda estava seguindo minha carreira de executiva, então não conseguia me dedicar 100% do tempo ao meu negócio. Aprendi que sempre será melhor para a empresa ter o empreendedor por perto, mas abrir a franquia parecia ser mais fácil porque estava abrindo um negócio que já estava testado”, afirma Gaspari, que também passou a comprar unidades para vendê-las como forma de investimento.

Em 2006, a empreendedora se tornou franqueada da Sapataria do Futuro. A partir de 2018, a empreendedora começou a desenvolver sua própria marca — processo que levou mais de um ano. “Não sei criar o design de sapatos, então tive que buscar pessoas com habilidades técnicas para me explicar o que funcionaria na cadeia produtiva. Também fui em busca de fábricas que poderiam produzir as peças”, afirma. Depois, niciou os testes com possíveis fornecedores, e a negociação de preço e pedido mínimo.

“Foi um trabalho longo porque tudo é autoral, produzido especialmente para a Tramadie.”

A empresa foi aberta em julho de 2019, como e-commerce, quando a empreendedora tinha 50 anos de idade. “Como toda marca, nascemos dependendo muito do meu círculo social, vendendo para amigos e familiares que indicavam para outras pessoas.”

Calçado da Tramadie — Foto: Divulgação
Calçado da Tramadie — Foto: Divulgação

A empreendedora sabia que também abriria uma loja física quando surgisse uma boa oportunidade. “É importante ter um lugar para que as pessoas conheçam os produtos de perto e tenham confiança para comprar pela primeira vez. Depois, elas podem consumir pelo site. É muito importante ser multicanal para oferecer diferentes experiências de compra”, diz Gaspari. A oportunidade surgiu em 2021, quando encontrou um imóvel próximo à sua casa e à unidade de sua franquia de sapataria, no bairro Vila Nova Conceição.

Apesar de ter começado a empreender com franquias, a empreendedora não tem planos de expandir por meio do franchising. “Meu próximo passo é fornecer para o atacado, em lojas no interior do Brasil e em cidades como Rio de Janeiro e Brasília”, diz Gaspari. A expectativa é aumentar o faturamento em 20% neste ano.

Source link