Ex-estagiários fundam startup de marketing de influência voltada a microcriadores digitais | Startups
Os capixabas Matheus Barcelos, 28 anos, e Matheus Marcellino, 29, se conheceram na época em que trabalharam juntos como estagiários na Shipp, atual Americanas Delivery, em 2018. Quando, três anos depois, Barcelos criou o Boden Club — um clube de assinatura e divulgação de cafés gourmet de produtores do Espírito Santo e Minas Gerais, em que Marcellino ingressou como sócio-investidor —, os dois tiveram a ideia que seria o embrião da BuzzMates.
A startup, focada em marketing de influência, conecta empreendedores a pequenos produtores de conteúdo em todo o país, por meio de uma plataforma digital. Neste ano, recebeu um investimento pré-seed de US$ 125 mil (aproximadamente R$ 600 mil) do fundo Antler, de Singapura.
No Boden Club, a partir da necessidade de um sistema que pudesse organizar as ações de divulgação do clube de assinatura, Barcelos e Marcellino criaram uma plataforma para uso interno, que foi nomeada como BuzzMates. Logo perceberam que o sistema poderia se transformar em uma startup, servindo como solução para que outros pequenos e médios negócios também pudessem captar novos clientes por meio de marketing de influência. Após dois anos de estruturação, o software deixou de ser uma ferramenta digital avulsa, para se tornar um novo negócio.
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Atualmente, a BuzzMates serve como ponte para que os empreendedores possam criar suas próprias comunidades de fãs, bem como divulgar seus produtos e serviços por meio de um time de nano e micro influenciadores. A startup facilita a criação e a gestão de campanhas, possibilitando que as empresas coletem automaticamente conteúdos e métricas. Os dados são convertidos em pontos para um ranking de desempenho, a fim de remunerar os creators de forma personalizada, por meio de benefícios, descontos, créditos ou dinheiro.
No momento, o faturamento mensal é de R$ 20 mil, com a expectativa de alcançar R$ 50 mil até o final do ano. A startup quer expandir a operação sobretudo nos nichos de produtos fitness, beleza, entretenimento e educação. “Hoje, a startup consegue destinar os pagamentos aos influenciadores por meio da plataforma de forma automatizada”, diz Barcelos.
Com clientes em todos os estados do Sudeste, a BuzzMates pretende, no futuro, criar uma comunidade de influenciadores. “Queremos colocar gente de diversas áreas para interagir um com o outro, trocar conteúdo sobre os produtos, compartilhar receitas e dar dicas de como publicar nas redes sociais”, aponta.
Segundo o empreendedor, o diferencial da BuzzMates é a plataforma criar uma estrutura separada para cada empresa atendida, de modo a não compartilhar a mesma base de dados de influenciadores digitais. “Evitamos que uma empresa concorrente selecione o mesmo time de creators. A marca pode escrever quando começa e quando termina uma campanha, quais canais serão divulgados, quais criadores vão participar e quais serão os modos de pontuação de cada publicação”, finaliza.