Estas 3 ações simples te ajudarão a aprender e reter informações ao longo do tempo


Algumas atitudes podem diminuir drasticamente e até mesmo atrasar efeitos negativos no cérebro A conectividade cerebral muda drasticamente ao longo do tempo. Ao longo desse processo, há uma série de ganhos e perdas. Por um lado, fatores como vocabulário e conhecimento geral tendem a aumentar. Por outro, a atenção e a capacidade de aprender uma nova habilidade ou relembrar memórias existentes são reduzidas.
Felizmente, algumas pesquisas sugerem que atitudes simples podem diminuir drasticamente e até mesmo atrasar estes efeitos negativos. Em um artigo publicado na Inc., o colunista Jeff Haden lista algumas delas.
Confira:
1. Alimentação balanceada
Uma dieta saudável pode reduzir o declínio cognitivo relacionado à idade e o risco de desenvolver várias doenças neurodegenerativas, diz um estudo publicado no International Journal of Molecular Scienc — que destaca os benefícios da dieta do Mediterrâneo.
Saiba mais
2. Exercícios físicos
Aumentar a inteligência pode ser a motivação que estava faltando para começar a se exercitar. Um estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences mostra que o exercício pode aumentar o tamanho do seu hipocampo mesmo na faixa dos 60 e 70 anos, ajudando a mitigar o impacto da perda de memória relacionada à idade.
3. Bons hábitos
A ciência já falou sobre a importância do estilo de vida em diversos momentos. Um estudo publicado na Frontiers in Aging Neuroscience descobriu que não dormir o suficiente está associado à atrofia cerebral acelerada e à conectividade funcional cerebral prejudicada.
Álcool, tabaco e outras drogas têm um impacto direto no cérebro, fazendo com que envelheça mais rapidamente, atrofie e perca a capacidade funcional, diz publicação da Lancet Commission on Dementia Prevention, Intervention, and Care.
Por fim, um estudo da Universidade de Wisconsin descobriu que um grande número de eventos estressantes está ligado a uma cognição mais fraca na vida adulta.

Source link