Essa qualidade é essencial para o sucesso, segundo a neurociência; veja como treiná-la | Gestão de pessoas

Inteligência, coragem, conexões e dinheiro são fatores relacionados ao sucesso de um empreendedor — mas não são os únicos. De acordo com uma pesquisa da University of Liège, na Bélgica, existe um ingrediente-chave para que um empreendimento seja bem-sucedido: a flexibilidade cognitiva. A boa notícia é que essa característica pode ser treinada.

Flexibilidade cognitiva é o equivalente mental da agilidade física, explica Jessica Stillman, escritora e colunista do Inc. “Um atleta ágil pode mudar sua direção ou velocidade em um instante. Uma pessoa com excelente flexibilidade cognitiva pode mudar seu pensamento rapidamente em resposta a circunstâncias mutáveis”, diz.

Os empreendedores mais bem-sucedidos têm flexibilidade cognitiva de sobra, revela o estudo feito por neurocientistas.

A pesquisa avaliou 727 participantes, que relataram seus próprios níveis de flexibilidade cognitiva. Os pesquisadores verificaram o quão bem a característica combinava com um histórico de sucesso empresarial, e também colocaram os participantes em um scanner de ressonância magnética para medir áreas do cérebro associadas à flexibilidade cognitiva.

A equipe descobriu que uma região essencial do cérebro para a flexibilidade cognitiva era maior e mais densa naqueles que tinham construído negócios com sucesso.

“Essa descoberta sugere que os cérebros de empreendedores habituais são especialmente adaptados para promover a flexibilidade cognitiva necessária para identificar e explorar novas oportunidades”, diz Steven Laureys, um dos autores do estudo.

Existem algumas maneiras de fortalecer sua flexibilidade cognitiva.:

  • Agite seu dia a dia. Seguir uma rotina diminui habilidades cognitivas. Isso pode ser evitado por meio de ações simples, como dirigir para casa de uma maneira diferente, experimentar novos alimentos, mudar a hora do dia em que você se exercita e até mesmo sentar em uma cadeira nova. Mais novidades provavelmente levarão a mais felicidade e mais aprendizado também, sugere a pesquisa.
  • Leia mais ficção. Entender as experiências, os processos, as rotinas e os métodos dos outros ajuda a desenvolver a flexibilidade cognitiva, ajudando a sair da mentalidade de que o seu jeito é o único a seguir. Ler ficção é uma maneira de ver uma história do ponto de vista de outra pessoa.
  • Conviva com pessoas diferentes de você. Conhecer pessoas reais e mais diversas pode ser ainda melhor do que ler personagens de ficção. Quanto mais elas diferem do seu círculo normal, melhor para sua flexibilidade cognitiva.
  • Pergunte “O que mais pode ser verdade?”. Todos passam por um momento em que não têm ideia de como seguir em frente. Em uma situação assim, é possível libertar seu pensamento perguntando a si mesmo ou às pessoas ao seu redor se alguma outra hipótese é verdadeira.

Source link