Entre tintas, pincéis e massas de bolo: confeiteiro pinta e personaliza bolos de acordo com o cliente
No ensino médio, o empreendedor Rafael Fontianni vendia bolos para pagar escola. Hoje, faz sucesso na Bahia com tortas batizadas com nomes de amigas O amor de Rafael Fontianni por arte e confeitaria começou bem cedo. Aos 11 anos, ele fazia trabalhos com porcelana fria. No ensino médio, vendia bolos para pagar a mensalidade da escola em sua cidade natal Alagoinha (BA). Em 2020, impossibilitado de continuar com as vendas de doces, por causa da pandemia, Fontianni resolveu aprender a pintar. Entre tintas, pincéis e massas de bolo, percebeu que dava para unir as duas paixões.
Hoje, o doceiro é conhecido pelos seus bolos pintados e personalizados à mão por ele. “As pessoas me procuram porque querem bolos únicos, com características próprias do aniversariante, por exemplo. Com a pintura eu posso colocar uma frase, um desenho ou algo que represente o cliene”, explica Fontianni.
Todos os bolos são pintados a mãos
Divulgação
Autodidata, até pouco tempo, o doceiro nunca tinha feito um curso, mas neste ano resolveu participar de uma especialização em Paris com Javier Azocar, um dos nomes mais conhecidos na confeitaria e CEO da Lumas Cake Academy.
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Além dos bolos, Fontianni também se tornou especialista em macarons, biscoito crocante e aerado, feito com massa à base de amêndoas. Atualmente, o jovem produz cinco mil macarons todo mês para outras docerias e cafés de Salvador e Alagoinhas. Foi na cidade natal que o confeiteiro montou a Capuleto, sua loja, que chama atenção por ter uma decoração única, inspirada nos cafés parisienses. O nome veio de Julieta Capuleto, a Julieta de Shakespeare.
O doceiro também batizou 12 tortas com o nome de amigas. As iguarias vem fazendo sucesso na cidade. A inspiração foi uma confeitaria europeia cujo cardápio tem tortas com nome de antigas rainhas. Mas, Fontianni queria deixar aquilo humanizado e por isso batizou seus doces de Isadora, Patrícia, Suellen, Vanessa, Clara, Lara, Laiza, Victoria, Marina, Sofia, Valéria e Amanda.
“Eu criei cada torta baseada um pouco na personalidade delas e nos sabores favoritos de cada uma”, explica Fontianni.
Em sua loja, a torta Clara, de pistache e chocolate belga, é a mais pedida. Entre as opções há também a Patrícia, de creme de amora, creme de limão siciliano e geleia de amora, e a Lara, com coco, brigadeiro branco e geleia de maracujá.
Em suas redes sociais, Fontianni tem mostrado sua estratégia e recebido bom retorno do público. O vídeo em que mostra as tortas já tem quase 800 mil visualizações, 150 mil curtidas e mais de 8 mil compartilhamentos no TikTok. E nos comentários todos querem ter uma torta com seu nome também.
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