Entenda o modelo de franquia da Natura, que estreou no ranking da ABF com quase 1 mil lojas


Marca brasileira opera com lojas próprias e rede de franquias geridas pelas consultoras, que precisam alcançar nível Prata, Ouro ou Diamante nas vendas Com quase 1 mil lojas no Brasil, a Natura estreou no ranking das 50 maiores redes de franquias em operação no ano de 2024, ficando na 19ª posição. A informação foi divulgada na última quarta-feira (5/2), pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Apesar de a marca operar lojas físicas há cerca de oito anos, a estreia na listagem em 2024 se deu pela filiação à entidade — a ABF só mapeia os dados das empresas associadas. A Natura, que tem tradição na venda direta, cresceu no varejo físico nos últimos anos com a expansão das lojas franqueadas Aqui tem Natura, destinadas e geridas pelas consultoras, além das unidades próprias em shoppings centers chamadas de lojas conceito.
De acordo com a Natura, a ideia é que as consultoras possam investir na carreira empreendedora por meio das lojas Aqui Tem Natura. Para isso, elas precisam alcançar, no mínimo, o nível Prata de vendas. A empresa possui cinco níveis de progressão: Semente, Bronze, Prata, Ouro e Diamante.
Além de funcionarem como espaço físico, as lojas oferecem a opção do serviço “clique e colete”, em que o cliente faz a compra online e retira o produto no estabelecimento em poucas horas, ou ainda como pontos de entrega rápida.
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Segundo a empresa, as consultoras franqueadas podem contar com o suporte de arquitetos para adaptar as lojas ao padrão da marca, além de capacitação em workshops e suporte com os itens necessários, como os artigos do mobiliário, os equipamentos e o software de estoque.
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Já as lojas conceito visam criar uma experiência imersiva para o cliente, com espaços exclusivos onde são mostradas as causas socioambientais da empresa, por exemplo.
No terceiro trimestre de 2024, a receita líquida consolidada da Natura foi de R$ 6 bilhões, que corresponde a um aumento de 18,5% em relação ao mesmo período do ano anterior em moeda constante. Já o Ebitda consolidado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) registrou aumento de 87,6%, com R$ 659,2 milhões, comparado ao terceiro trimestre de 2023.
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