Engenheiro do litoral de SP cria cadeira de rodas que flutua no mar | Ideias de negócios
Acostumado desde criança a usar a criatividade para desenvolver soluções inteligentes para um mundo melhor, o engenheiro Armando Fantini, de 72 anos, se define como um inventor e empreendedor. Morador do Guarujá, litoral de São Paulo, Fantini desenvolveu uma cadeira de rodas ‘anfíbia’, que pode ser usada dentro e fora do mar.
A ideia foi inspirada em outra criação do empreendedor, a ducha ecológica. Desenvolvida após uma pesquisa de mercado, que apontou que 80% dos banhistas queriam banho de água doce enquanto estavam na praia, a ducha dispensa o uso da água potável da cidade. A proposta, que já está no mercado há mais de 10 anos, funciona de forma semelhante a uma seringa que puxa a água que fica abaixo da areia seca.
Durante os anos em que observou a operação das duchas ecológicas nas praias, Fantini, que também é engenheiro, notou outra dor de parte dos frequentadores: cadeirantes e pessoas com deficiência apresentavam grande dificuldade de tomar banho de mar. Decidido a pensar em uma solução para este grupo, o empreendedor passou um ano desenvolvendo a Cadeira Anfíbia, batizada em função da capacidade do produto de funcionar dentro e fora da água.
Com investimento inicial de R$ 500 mil, o produto entrou no mercado em 2016, e já possui patente. Antes do lançamento, a invenção passou por duas semanas de testes no Instituto de Medicina Física e de Reabilitação HC – Universidade de São Paulo para ser validada.
A cadeira é feita de alumínio e conta com quatro boias flutuadoras, além de roda dianteira giratória e três inclinações de encosto. Cada unidade custa a partir de R$ 14 mil.
A reportagem completa foi ao ar no programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Confira.
Engenheiro cria cadeira de rodas com boias que possibilita banho de mar